Partitura e o Registro Sonoro
A partitura tem o objetivo de registrar os sons rítmicos, melódicos e harmônicos para todos os instrumentos musicais. Vamos conhecer de perto um pouco mais de suas características? Esse é o tema da nossa aula de Arte.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O registro dos sons rítmicos, melódicos e harmônicos por meio de símbolos surgiu no século X pra padronizar uma escrita de sons pra todos os instrumentos musicais. Qual é o nome da principal forma de registro musical e qual é o símbolo que determina o registro em que as notas estão contidas?
Atividade completaA)
Partitura e célula coreográfica.B) Partitura e clave de sol.
C) Célula coreográfica e movimento corporal.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Gamificação:
A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural. Através dela, é possível transmitir emoções, ideias e histórias. Para que a música possa ser executada e reproduzida, é necessário que ela seja registrada em uma partitura ou em um registro sonoro. Nesta aula, vamos explorar a importância desses registros e como eles são criados.Atividade completa4. Rotação por estações:
A música é uma arte que nos acompanha em diversas situações do nosso dia a dia. Ela pode ser apreciada de diferentes formas, seja por meio da execução, composição ou apreciação. Nesta aula, vamos explorar a importância da partitura e do registro sonoro na música, entendendo como eles são fundamentais para a execução e a compreensão da obra musical.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A música é uma expressão artística presente em diversas culturas e épocas. Ela é composta por elementos como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, registrados em partituras e gravações sonoras. Nesta aula, os alunos irão explorar esses elementos e aprender como eles são registrados.Atividade completa6. Cultura Maker:
A música é uma forma de arte presente em diversas culturas e épocas. Ela é composta por elementos como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, que juntos formam uma composição musical. A partitura é um registro escrito da música, que permite que ela seja tocada por outras pessoas, mesmo que o compositor não esteja presente. O registro sonoro, por sua vez, é uma gravação da música, que permite que ela seja ouvida em diferentes momentos e lugares. Nesta aula, vamos explorar a importância da partitura e do registro sonoro na música.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
A música é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana. Ela pode ser criada e apreciada de diversas maneiras, como a partir da execução de instrumentos musicais, do canto ou da utilização de recursos tecnológicos. Nesta aula, vamos explorar a partitura e o registro sonoro, que são importantes ferramentas para a criação e execução de músicas.Atividade completa8. Ensino Híbrido:
A música é uma forma de arte que está presente em diversos momentos da nossa vida, desde as canções que ouvimos no rádio até as trilhas sonoras de filmes e séries. Nesta atividade, iremos explorar a partitura e o registro sonoro, que são formas de registrar a música por meio de símbolos e gravações. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online para tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Durante a atividade, os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, que irá ajudá-los a organizar as informações e refletir sobre o que aprenderam.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: