Aula sobre Partitura E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música é uma expressão artística presente em diversas culturas e épocas. Ela é composta por elementos como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, registrados em partituras e gravações sonoras. Nesta aula, os alunos irão explorar esses elementos e aprender como eles são registrados.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte situação-problema: "Uma banda de música precisa registrar suas composições em partituras e gravações sonoras para poder se apresentar em um festival. Como eles podem fazer isso sem recursos digitais?"

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão se dividir em grupos e, juntos, irão pensar em alternativas para resolver o problema apresentado. Eles podem pesquisar sobre como as partituras e gravações sonoras eram feitas antigamente, ou pensar em maneiras criativas de registrar a música sem recursos digitais.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo irá apresentar suas alternativas para a turma. Oriente a discussão e ajude os alunos a escolher a melhor solução para o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Exploração dos elementos constitutivos da música

    Com a solução escolhida, os alunos irão explorar os elementos constitutivos da música, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Utilize instrumentos musicais, como flautas e tambores, para exemplificar cada um desses elementos.

  5. Etapa 5 - Criação de partituras

    Com os elementos constitutivos da música em mente, os alunos irão criar suas próprias partituras. Eles podem utilizar papel pautado e lápis para registrar as notas musicais.

  6. Etapa 6 - Gravação sonora

    Com as partituras prontas, os alunos irão gravar suas composições sonoras. Eles podem utilizar gravadores de fita cassete ou de áudio digital.

  7. Etapa 7 - Diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. Nesse diário, eles irão registrar todo o processo de criação das partituras e gravações sonoras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Estimular a exploração dos elementos constitutivos da música.
  • Promover a valorização dos recursos analógicos e a compreensão da evolução tecnológica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de partituras e gravações sonoras criativas e bem elaboradas.
  • Elaboração do diário de bordo com clareza e organização.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação das partituras e gravações sonoras.
  • Orientar na elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar partituras e gravações sonoras criativas e bem elaboradas.
  • Elaborar o diário de bordo com clareza e organização.