Aula sobre Partitura E O Registro Sonoro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural. Através dela, é possível transmitir emoções, ideias e histórias. Para que a música possa ser executada e reproduzida, é necessário que ela seja registrada em uma partitura ou em um registro sonoro. Nesta aula, vamos explorar a importância desses registros e como eles são criados.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da partitura e do registro sonoro na música. Divida os alunos em grupos e cada grupo deverá criar um nome para o seu jogo.Etapa 2 - Objetivo do jogo
Cada grupo deverá definir qual será o objetivo do seu jogo. O objetivo deve estar relacionado ao tema da aula.Etapa 3 - Desafios do jogo
Os grupos deverão criar desafios para o jogo. Os desafios devem estar relacionados ao objetivo do jogo e ao tema da aula.Etapa 4 - Níveis
Os grupos deverão criar níveis para o jogo. Cada nível deve ser mais desafiador do que o anterior.Etapa 5 - Esquema de recompensas
Os grupos deverão criar um esquema de recompensas para o jogo. As recompensas devem estar relacionadas ao tema da aula.Etapa 6 - Informações para o consumidor final
Os grupos deverão criar informações para o consumidor final do jogo. As informações devem explicar como jogar e qual é o objetivo do jogo.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deverá apresentar o seu jogo para a turma. Avalie os jogos segundo os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de partituras.
- Compreender a importância do registro sonoro na preservação da música.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Relação do jogo com o tema da aula.
- Originalidade dos desafios e do esquema de recompensas.
- Clareza das informações para o consumidor final.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar os jogos conforme os critérios estabelecidos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o jogo conforme as etapas estabelecidas.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar ativamente da criação do jogo em grupo.