Aula sobre Partitura E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana. Ela pode ser criada e apreciada de diversas maneiras, como a partir da execução de instrumentos musicais, do canto ou da utilização de recursos tecnológicos. Nesta aula, vamos explorar a partitura e o registro sonoro, que são importantes ferramentas para a criação e execução de músicas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Apresente o tema da aula e explique o que é uma partitura e um registro sonoro. Em seguida, distribua o template da Dinâmica dos 3 Qs para os alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem pesquisar sobre partituras e registros sonoros em livros, revistas ou outros materiais analógicos disponíveis na escola, ou em casa.

  3. Etapa 3 - Criação da partitura

    Os alunos devem criar uma partitura de uma música conhecida utilizando apenas recursos analógicos, como lápis, papel e régua. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Registro sonoro

    Os alunos devem utilizar recursos analógicos, como instrumentos musicais ou objetos sonoros, para registrar o som da música criada na etapa anterior. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Execução da música

    Os alunos devem executar a música criada utilizando a partitura e o registro sonoro feitos anteriormente. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada. Utilize os critérios de avaliação definidos previamente para avaliar a atividade dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da partitura e do registro sonoro na criação e execução de músicas. Os alunos devem compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de partituras e registros sonoros.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar partituras e registros sonoros.

Critérios de avaliação

  • Criação de uma partitura clara e organizada.
  • Registro sonoro de qualidade e fidelidade à partitura criada.
  • Execução da música de forma harmoniosa e sincronizada.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a criação da partitura e do registro sonoro.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Avaliar a atividade dos alunos segundo os critérios definidos previamente.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre partituras e registros sonoros antes da atividade.
  • Criar uma partitura clara e organizada utilizando recursos analógicos.
  • Registrar o som da música utilizando recursos analógicos, como instrumentos musicais ou objetos sonoros.