Aula sobre Partitura Nao Convencional E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, e ao longo do tempo, ela tem se transformado e evoluído. Uma das formas de registro sonoro mais comuns é a partitura, que consiste em uma representação gráfica dos sons. No entanto, existem outras formas de registro sonoro que não são convencionais, como a grafia de símbolos, desenhos ou cores. Nesta atividade, os alunos irão explorar essas formas de registro sonoro não convencionais e criar um mapa conceitual sobre o tema. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para desenvolver o mapa conceitual.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, e ao longo do tempo, ela tem se transformado e evoluído. Uma das formas de registro sonoro mais comuns é a partitura, que consiste em uma representação gráfica dos sons. No entanto, existem outras formas de registro sonoro que não são convencionais, como a grafia de símbolos, desenhos ou cores. Nesta atividade, os alunos irão explorar essas formas de registro sonoro não convencionais e criar um mapa conceitual sobre o tema. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para desenvolver o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é uma partitura não convencional e como ela pode ser utilizada na música. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a metodologia utilizada na atividade.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Os alunos irão pesquisar sobre partituras não convencionais e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites, para que os alunos possam buscar informações sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as partituras não convencionais e como elas podem ser utilizadas na música. Os alunos deverão contribuir com suas opiniões e ideias durante a discussão.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão criar uma partitura não convencional, utilizando símbolos, desenhos ou cores. Forneça materiais para que os alunos possam criar suas partituras, como lápis de cor, canetas, papel sulfite, etc.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua partitura não convencional para a turma, explicando como ela foi criada e como ela pode ser utilizada na música.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e como os alunos se sentiram ao trabalhar com partituras não convencionais. Os alunos deverão contribuir com suas opiniões e ideias durante a reflexão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de partituras não convencionais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação da partitura não convencional.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de pesquisa para os alunos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as atividades em grupo.
  • Conduzir as discussões e reflexões para estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre partituras não convencionais.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Criar uma partitura não convencional.