Aula sobre Partitura Nao Convencional E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A música é uma forma de arte que envolve diversos elementos, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Nesta atividade, vamos explorar a partitura não convencional e o registro sonoro, que são formas diferentes de registrar e representar a música. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos. Essa atividade irá desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte que envolve diversos elementos, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Nesta atividade, vamos explorar a partitura não convencional e o registro sonoro, que são formas diferentes de registrar e representar a música. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos. Essa atividade irá desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando o que é a partitura não convencional e o registro sonoro. Em seguida, explique como será a atividade e os objetivos a serem alcançados.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos e criação do jogo (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar o jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos. Eles deverão criar o tabuleiro com 20 casas, o dado, os pinos e os cartões de perguntas e ações. Auxilie na criação e na organização das ideias.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo (60 minutos)

    Os alunos irão desenvolver o jogo, criando as perguntas e ações para cada casa do tabuleiro. Eles deverão pesquisar sobre o tema e utilizar a criatividade para elaborar as perguntas e ações.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo (30 minutos)

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, para verificar se as perguntas e ações estão claras e se o jogo está funcionando corretamente.

  6. Etapa 6 - Discussão e análise dos resultados (30 minutos)

    Os alunos irão discutir e analisar os resultados do teste do jogo, identificando os pontos positivos e negativos de cada jogo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações criadas.

  8. Etapa 8 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e a importância da gamificação na aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
  • Utilizar a metodologia ativa de gamificação para tornar o espaço mais envolvente e didático.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza e objetividade das perguntas e ações criadas.
  • Funcionamento correto do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Apresentação oral clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Pesquisar sobre o tema e utilizar a criatividade na elaboração das perguntas e ações.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e identificar pontos positivos e negativos.
  • Apresentar o jogo criado para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar da reflexão final sobre a atividade.