Aula sobre Partitura Nao Convencional E O Registro Sonoro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Para contextualizar o assunto, podemos citar exemplos de partituras não convencionais, como as utilizadas em músicas eletrônicas ou em trilhas sonoras de filmes. Além disso, podemos mostrar como o registro sonoro pode ser utilizado em diferentes contextos, como em gravações de músicas ou em efeitos sonoros para teatro e cinema.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma arte que pode ser explorada de diversas formas, e uma delas é por meio da criação de partituras não convencionais e do registro sonoro. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre esses elementos e como eles podem ser utilizados para criar novas composições musicais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Para contextualizar o assunto, podemos citar exemplos de partituras não convencionais, como as utilizadas em músicas eletrônicas ou em trilhas sonoras de filmes. Além disso, podemos mostrar como o registro sonoro pode ser utilizado em diferentes contextos, como em gravações de músicas ou em efeitos sonoros para teatro e cinema.
Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Introduza o tema, explicando o que são partituras não convencionais e o registro sonoro. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre o assunto e levantar dúvidas e curiosidades.Etapa 3 - Debate Crítico (40 minutos)
Cada grupo irá apresentar suas dúvidas e curiosidades, e os demais grupos irão debater e responder às perguntas. Medie o debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as informações sejam claras e precisas.Etapa 4 - Criação de partituras não convencionais (60 minutos)
Com base no debate, os alunos irão criar suas próprias partituras não convencionais, utilizando elementos sonoros diversos, como ruídos, batidas, vozes e instrumentos. Eles deverão registrar suas composições por meio de desenhos, símbolos ou outras formas de representação gráfica.Etapa 5 - Registro sonoro (60 minutos)
Os alunos irão utilizar recursos tecnológicos para registrar suas composições, como gravadores de áudio ou aplicativos de celular. Caso seja possível, eles também poderão utilizar instrumentos musicais convencionais para complementar suas criações.Etapa 6 - Apresentação das composições (30 minutos)
Cada grupo irá apresentar suas composições para a turma, explicando como criaram suas partituras e como realizaram o registro sonoro. Os demais alunos irão avaliar as apresentações utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente.Etapa 7 - Discussão final (10 minutos)
Medie uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos por meio da criação de partituras não convencionais.
- Incentivar o uso de recursos tecnológicos para o registro sonoro e a criação musical.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos sonoros na criação das partituras não convencionais.
- Qualidade do registro sonoro das composições.
- Clareza e objetividade na apresentação das criações.
Ações do professor
- Mediar o debate crítico entre os grupos.
- Orientar os alunos na criação das partituras não convencionais.
- Incentivar o uso de recursos tecnológicos para o registro sonoro.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate crítico.
- Criar suas próprias partituras não convencionais.
- Utilizar recursos tecnológicos para o registro sonoro de suas composições.