Aula sobre Partitura Nao Convencional E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, inclusive por meio de partituras não convencionais e registros sonoros. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar elementos constitutivos da música, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, inclusive por meio de partituras não convencionais e registros sonoros. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar elementos constitutivos da música, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Contextualize o tema, explicando o que são partituras não convencionais e registros sonoros. Em seguida, apresente exemplos de partituras não convencionais e registros sonoros, como partituras gráficas e registros sonoros de sons cotidianos.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Composição (30 minutos)

    Os alunos irão utilizar um aplicativo de criação musical para compor uma música utilizando elementos constitutivos da música, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Oriente os alunos na utilização do aplicativo e na composição da música.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Execução (30 minutos)

    Os alunos irão utilizar instrumentos musicais ou objetos cotidianos para executar a música composta na estação anterior. Oriente os alunos na utilização dos instrumentos e na execução da música.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Análise (30 minutos)

    Os alunos irão analisar uma partitura não convencional ou um registro sonoro de um som cotidiano. Oriente os alunos na análise da partitura ou registro sonoro, destacando os elementos constitutivos da música presentes.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas nas estações e sobre a importância da análise de partituras não convencionais e registros sonoros na compreensão da música.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
  • Estimular a criatividade dos alunos na composição musical.
  • Promover a execução musical em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de partituras não convencionais e registros sonoros.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos elementos constitutivos da música.
  • Criatividade na composição musical.
  • Habilidade na execução musical.
  • Capacidade de análise crítica de partituras não convencionais e registros sonoros.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema.
  • Orientar os alunos na utilização dos aplicativos e instrumentos musicais.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na composição musical.
  • Destacar a importância da análise de partituras não convencionais e registros sonoros na compreensão da música.

Ações do aluno

  • Utilizar aplicativos de criação musical para compor uma música.
  • Utilizar instrumentos musicais ou objetos cotidianos para executar a música composta.
  • Analisar partituras não convencionais ou registros sonoros de sons cotidianos.
  • Participar da discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
  • Demonstrar criatividade na composição musical.