Aula sobre Partitura Nao Convencional E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música é uma forma de expressão artística que pode ser explorada de diversas maneiras. Nesta atividade, vamos trabalhar com a partitura não convencional e o registro sonoro. A partitura não convencional é uma forma de registro musical que utiliza símbolos e desenhos para representar os sons produzidos pelos instrumentos. Já o registro sonoro é a gravação dos sons produzidos pelos instrumentos ou pela voz. Essas duas formas de registro são muito importantes para a música contemporânea, pois permitem que os músicos experimentem novas formas de criação e produção musical. Durante a atividade, os alunos vão criar um mapa conceitual sobre o tema, visando explorar e analisar os elementos constitutivos da música.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de expressão artística que pode ser explorada de diversas maneiras. Nesta atividade, vamos trabalhar com a partitura não convencional e o registro sonoro. A partitura não convencional é uma forma de registro musical que utiliza símbolos e desenhos para representar os sons produzidos pelos instrumentos. Já o registro sonoro é a gravação dos sons produzidos pelos instrumentos ou pela voz. Essas duas formas de registro são muito importantes para a música contemporânea, pois permitem que os músicos experimentem novas formas de criação e produção musical. Durante a atividade, os alunos vão criar um mapa conceitual sobre o tema, visando explorar e analisar os elementos constitutivos da música.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Inicie apresentando o tema e explicando a importância da partitura não convencional e do registro sonoro para a música contemporânea. Em seguida, apresente exemplos práticos de partituras não convencionais e registros sonoros, como músicas que utilizam sons de objetos do cotidiano, por exemplo.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida (20 minutos)

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre partitura não convencional e registro sonoro, que pode ser encontrado em plataformas digitais como o YouTube. Em seguida, devem criar um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e outras ideias pensadas com base no vídeo assistido, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos (20 minutos)

    Apresente exemplos práticos de partituras não convencionais e registros sonoros, como músicas que utilizam sons de objetos do cotidiano, por exemplo. Os alunos devem analisar esses exemplos e discutir como eles foram criados.

  6. Etapa 6 - Criação de uma partitura não convencional (30 minutos)

    Os alunos devem escolher criar uma partitura não convencional utilizando símbolos e desenhos para representar os sons produzidos pelos instrumentos ou devem gravar um som produzido pela partitura não convencional que criaram ou entenderam ao pesquisar. Eles podem utilizar objetos do cotidiano para produzir os sons, como garrafas, latas, entre outros. Além disso, podem utilizar um gravador de voz ou um aplicativo de gravação de áudio em um celular.

  7. Etapa 7 - Apresentação (15 minutos)

    Os alunos devem apresentar suas partituras não convencionais ou registros sonoros para a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes formas de criação e produção musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de partituras não convencionais.
  • Incentivar a experimentação de novas formas de produção musical.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade na criação da partitura não convencional.
  • Qualidade do registro sonoro.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Clareza na apresentação da partitura não convencional e do registro sonoro.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de partituras não convencionais e registros sonoros.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da partitura não convencional.
  • Incentivar a experimentação de novas formas de produção musical.
  • Incentivar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre partitura não convencional e registro sonoro.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar uma partitura não convencional.
  • Gravar o som produzido pela partitura não convencional.