Aula sobre Passado Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, será abordado o uso do passado contínuo na forma afirmativa, essencial para a comunicação em inglês. O passado contínuo é frequentemente utilizado para descrever uma ação em progresso em um momento específico do passado. Um exemplo seria "I was studying English yesterday at 4 pm". É importante que os alunos possam reconhecer e utilizar essa estrutura corretamente, não só para construir frases com sequência e causalidade, mas também para entender textos escritos e falados.

Será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para envolver os alunos em uma atividade dinâmica e engajadora, que irá ajudá-los a entender o uso do passado contínuo de forma prática e contextualizada.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece discutindo o conceito de passado contínuo e sua importância no uso da língua inglesa. Faça perguntas para os alunos para verificar o conhecimento prévio que eles têm sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Separe os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas e peça para escolherem um tema para trabalho durante a atividade. Este tema deve ser alguma situação que tenha ocorrido no passado, onde é possível identificar uma sequência ou causalidade. Por exemplo, um aluno pode escolher falar sobre como eles chegaram à escola ontem de manhã. Cada grupo deverá realizar as seguintes atividades:

    \- Identificação do problema: Definir a temática da pesquisa;

    \- Levantamento de dados: entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros;

    \- Análise do contexto: O que causa esse problema? É possível evitar? Como?;

    \- Comparação: Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

    \- Soluções: O que meu grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação?


  3. Etapa 3 - Preparação do infográfico

    Cada grupo deverá criar um infográfico com as informações coletadas durante a atividade, utilizando frases em inglês com o passado contínuo na forma afirmativa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo apresentará seu infográfico para a sala, onde os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Aplicação do passado contínuo

    Peça aos alunos para escreverem frases usando o passado contínuo no contexto dos casos apresentados pelos outros grupos. Esteja disponível para ajudar na produção das frases, corrigir e incentivar a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Consolidação

    Faça uma revisão dos tópicos abordados, ressaltando a importância do passado contínuo e como ele ajuda a formar ideias de sequência e causalidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso para incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas;
  • Aprimorar o conhecimento sobre a estrutura do passado contínuo;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Promover a criatividade e produção de material em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Qualidade do infográfico produzido;
  • Uso correto da estrutura do passado contínuo em frases;
  • Participação na discussão e apresentação dos infográficos;
  • Ser capaz de aplicar o passado contínuo em contextos diferentes.

Ações do professor

  • Incentivar a participação dos alunos em todas as etapas da atividade;
  • Corrigir erros e dar feedback constante aos alunos;
  • Estar disponível para tirar dúvidas e ajudar os alunos durante as tarefas;
  • Dar ênfase a importância do passado contínuo e sua aplicação prática;
  • Estimular a criatividade na produção dos infográficos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Produzir um infográfico de qualidade;
  • Usar corretamente a estrutura do passado contínuo em frases;
  • Contribuir para a discussão e apresentação dos infográficos;
  • Ser capaz de aplicar o passado contínuo em contextos diferentes.