Aula sobre Passado Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O passado contínuo é uma forma verbal do passado utilizada para expressar a ideia de que uma ação estava em progresso em um determinado momento do passado. Essa forma verbal é formada pelo verbo "to be" no passado simples + o verbo principal com o sufixo "-ing". O objetivo da metodologia ativa Gamificação é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado lúdico e engajador, utilizando a criação de jogos para estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes. Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos para criarem um jogo que explore o uso do passado contínuo em diferentes contextos, desenvolvendo habilidades linguísticas na produção oral e escrita.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre o passado contínuo e como ele é formado. Explique brevemente a estrutura gramatical do passado contínuo, utilizando exemplos práticos em frases simples.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Distribua aos alunos algumas frases em português e peça que eles as traduzam para o inglês, utilizando o passado contínuo. Sugestões de frases: "Eu estava estudando quando meu amigo ligou" e "Ela estava cantando uma música quando o telefone tocou".

  3. Etapa 3 - Dividindo os grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e entregue a cada grupo uma folha em branco com o modelo de registro de jogo. Explique que eles devem criar um jogo em que os jogadores utilizem o passado contínuo em diferentes situações.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Peça aos alunos que desenvolvam juntos um jogo que explore o uso do passado contínuo em diferentes contextos, criando um mapa de registro que contém as seguintes informações:

    1\. Nome do jogo

    2\. Objetivo do jogo

    3\. Desafios do jogo

    4\. Níveis

    5\. Esquema de recompensas

    6\. Informações para o consumidor final

    7\. Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?


  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Peça para cada grupo apresentar seu jogo para a turma, explicando de forma clara e objetiva como ele funciona e como utilizar o passado contínuo para completar os desafios propostos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma revisão geral das principais estruturas gramaticais do passado contínuo e responda quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a atividade. Encoraje os alunos a continuarem praticando o uso do passado contínuo fora da sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Estimular a aprendizagem do passado contínuo em diferentes contextos.
  • Promover a autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do passado contínuo nas frases apresentadas.
  • Criatividade e inovação na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na elaboração do jogo.
  • Resolver dúvidas e auxiliar os alunos no desenvolvimento do jogo.

Ações do aluno

  • Colaborar com os colegas na elaboração do jogo.
  • Utilizar o passado contínuo de forma correta e criativa.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva para a turma.