Aula sobre Passado Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O passado contínuo é um tempo verbal utilizado para expressar uma ação que estava em progresso em um determinado momento no passado. Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a forma afirmativa do passado contínuo, utilizando exemplos práticos para mostrar como ele pode ser utilizado em situações cotidianas, como descrever o que alguém estava fazendo em um determinado momento do passado. Para tornar a prática mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos criarão atividades para trabalhar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância do passado contínuo para a comunicação em inglês. Apresente também alguns exemplos práticos para mostrar como o tempo verbal é utilizado na prática.

  2. Etapa 2 - Criação das estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão um tempo determinado para concluir a atividade e em seguida mudarão de estação.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Vídeo

    Na estação 1, os alunos assistirão a um vídeo curto que mostra uma situação em que o passado contínuo é utilizado. Em seguida, eles responderão a perguntas e farão uma pequena atividade de preenchimento de lacunas.

    Estação 2 - Identificar frases e escrever histórias

    Na segunda estação, os alunos farão uma atividade em que terão que identificar as frases que estão no passado contínuo em um texto. Os alunos também terão que escrever uma pequena história em que utilizarão o passado contínuo em algumas frases.

    Estação 3 - Descrição de Imagens

    Na terceira estação, os alunos farão uma atividade em que terão que descrever uma imagem utilizando o passado contínuo. Eles também terão que completar frases utilizando o passado contínuo.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Ao final das estações, reúna os alunos novamente e faça uma revisão das atividades. Proponha também uma reflexão sobre a importância do passado contínuo para a comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo para produzir textos orais e escritos.
  • Trabalhar a comunicação em inglês, utilizando exemplos práticos e situações cotidianas para melhorar o entendimento dos alunos.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos, utilizando a metodologia ativa Rotação por Estações.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar as frases no passado contínuo.
  • Habilidade dos alunos em produzir textos orais e escritos com o passado contínuo.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Realizar a introdução do tema e explicar a importância do passado contínuo.
  • Coordenação e orientação das atividades criadas pelos estudantes.
  • Reflexão final sobre as atividades realizadas e a importância do passado contínuo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação das atividades.
  • Realizar as atividades propostas nas estações.
  • Desenvolver habilidades em produzir textos orais e escritos com o passado contínuo.