Aula sobre Passado Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O passado contínuo é usado para descrever uma ação que estava em progresso em um tempo específico no passado. Por exemplo: "Eu estava estudando inglês ontem à noite". Nessa atividade, os alunos aprenderão a forma afirmativa do passado contínuo e como usá-lo em suas produções escritas e orais. Além disso, será utilizada a metodologia da Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de passado contínuo e dê exemplos da estrutura afirmativa.

    Exemplo: I was watching TV yesterday at 8pm.


  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o passado contínuo com exemplos em contextos diferentes.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Em grupos, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o passado contínuo. Eles devem incluir uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.

    Exemplo:

    \- Ideia central: Passado Contínuo

    \- Sub-ideias:

    - Estrutura afirmativa

    - Exemplos de verbos regulares

    - Exemplos de verbos irregulares

    - Algumas palavras de tempo usadas no passado contínuo

    - Diferenças entre o passado simples e o passado contínuo

    - Como usar o passado contínuo em situações do cotidiano

    - Perguntas no passado contínuo

    - Exercícios para praticar


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Após a criação dos mapas conceituais, os grupos apresentarão suas produções. Dê feedbacks e sugestões aos grupos, corrigindo os trabalhos e tirando possíveis dúvidas sobre o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Diálogo

    Em duplas, os estudantes produzirão um diálogo oral utilizando o passado contínuo. Em seguida, as duplas deverão apresentar o diálogo para a turma.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Como tarefa de casa, os alunos produzirão um texto escrito utilizando o passado contínuo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação e autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades linguísticas como a utilização do passado contínuo em produções orais e escritas.
  • Despertar o interesse dos alunos pela língua inglesa e pela sua aplicação no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da estrutura afirmativa do passado contínuo.
  • Compreensão e aplicação dos contextos apresentados na atividade.
  • Coerência e clareza na produção escrita e oral.
  • Colaboração e participação ativa na criação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de passado contínuo e apresentar exemplos.
  • Proporcionar um vídeo explicativo.
  • Dar suporte aos alunos durante a criação dos mapas conceituais.
  • Corrigir possíveis dúvidas e dar feedbacks construtivos.
  • Estimular a utilização do passado contínuo em produções orais e escritas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual em grupos.
  • Produzir um diálogo oral utilizando o passado contínuo.
  • Produzir um texto escrito utilizando o passado contínuo.
  • Apresentar o mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Colaborar e interagir com seus colegas durante as atividades propostas.