Aula sobre Passado Continuo Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O passado contínuo é usado para descrever uma ação que estava em progresso em um tempo específico no passado. Por exemplo: "Eu estava estudando inglês ontem à noite". Nessa atividade, os alunos aprenderão a forma afirmativa do passado contínuo e como usá-lo em suas produções escritas e orais. Além disso, será utilizada a metodologia da Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o conceito de passado contínuo e dê exemplos da estrutura afirmativa.Exemplo: I was watching TV yesterday at 8pm.
Etapa 2 - Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o passado contínuo com exemplos em contextos diferentes.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Em grupos, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o passado contínuo. Eles devem incluir uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.Exemplo:
\- Ideia central: Passado Contínuo
\- Sub-ideias:
- Estrutura afirmativa
- Exemplos de verbos regulares
- Exemplos de verbos irregulares
- Algumas palavras de tempo usadas no passado contínuo
- Diferenças entre o passado simples e o passado contínuo
- Como usar o passado contínuo em situações do cotidiano
- Perguntas no passado contínuo
- Exercícios para praticar
Etapa 4 - Apresentação
Após a criação dos mapas conceituais, os grupos apresentarão suas produções. Dê feedbacks e sugestões aos grupos, corrigindo os trabalhos e tirando possíveis dúvidas sobre o conteúdo.Etapa 5 - Diálogo
Em duplas, os estudantes produzirão um diálogo oral utilizando o passado contínuo. Em seguida, as duplas deverão apresentar o diálogo para a turma.Etapa 6 - Tarefa de casa
Como tarefa de casa, os alunos produzirão um texto escrito utilizando o passado contínuo.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a participação e autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver habilidades linguísticas como a utilização do passado contínuo em produções orais e escritas.
- Despertar o interesse dos alunos pela língua inglesa e pela sua aplicação no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da estrutura afirmativa do passado contínuo.
- Compreensão e aplicação dos contextos apresentados na atividade.
- Coerência e clareza na produção escrita e oral.
- Colaboração e participação ativa na criação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Introduzir o conceito de passado contínuo e apresentar exemplos.
- Proporcionar um vídeo explicativo.
- Dar suporte aos alunos durante a criação dos mapas conceituais.
- Corrigir possíveis dúvidas e dar feedbacks construtivos.
- Estimular a utilização do passado contínuo em produções orais e escritas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual em grupos.
- Produzir um diálogo oral utilizando o passado contínuo.
- Produzir um texto escrito utilizando o passado contínuo.
- Apresentar o mapa conceitual criado pelo grupo.
- Colaborar e interagir com seus colegas durante as atividades propostas.