Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O passado contínuo (forma interrogativa) é uma estrutura muito importante no aprendizado do inglês, pois permite que a pessoa descreva uma ação que ocorreu em um determinado momento no passado e que ainda estava em andamento. Além disso, aprender a utilizar conectores como "because" (porque) e "after, that" e "then" (depois, em seguida) é uma habilidade crucial para a produção de textos coesos e com sentido completo. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um modelo de avaliação por pares para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e pergunte aos estudantes se eles sabem o que é o passado contínuo e para que serve. Em seguida, apresente alguns exemplos de frases utilizando o passado contínuo na forma interrogativa para que os alunos possam observar o uso dessa forma verbal. Explique como o passado contínuo é utilizado na forma interrogativa em inglês. Para ilustrar, você pode fazer perguntas, como "What were you doing yesterday at 6pm?" (O que você estava fazendo ontem às 18h?) e pedir para a turma responder em inglês. Eles podem fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Trabalhando em Grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 e recebem um prompt para trabalhar em grupo utilizando o passado contínuo de forma interrogativa. Explique que cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, com critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Você deve explicar que esse modelo será utilizado para avaliar a apresentação dos outros grupos da turma.

  3. Etapa 3 - Compreendendo o conceito

    Os alunos devem entender o conceito e aplicação do passado contínuo na forma interrogativa. Para isso, devem ler textos, assistir vídeos e discutir em grupo exemplos de perguntas feitas com a forma interrogativa do passado contínuo.

  4. Etapa 4 - Criação do Modelo

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Você deve auxiliar os alunos na organização das ideias e apresentar exemplos de critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Criação do prompt

    Os alunos vão esboçar as principais ideias sobre o uso do passado contínuo na forma interrogativa, usando post-its ou cartões para registrar suas ideias no prompt. Em grupo, eles devem selecionar as principais ideias que incluam o uso do passado contínuo na forma interrogativa, fazendo uso de conectores sequenciais e causais.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta o seu prompt para a classe. Os outros grupos devem utilizar o modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação. Auxilie na correção dos critérios de avaliação, se necessário.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Após a apresentação de todos os projetos, os grupos devem se reunir para discutir as avaliações recebidas e fornecer feedback sobre as apresentações dos outros grupos. Auxilie na discussão e forneça feedback sobre o desempenho geral da turma. Encerre reforçando o aprendizado e incentivando os alunos a continuar praticando as habilidades adquiridas, recapitulando o assunto e os pontos principais abordados em sala.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo de forma interrogativa na conversação e escrita.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um modelo de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a si próprios e aos seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir e explicar o assunto;
  • Auxiliar os alunos a trabalhar em grupo;
  • Orientar os alunos na criação de um modelo de avaliação por pares;
  • Orientar os alunos na avaliação dos seus colegas;
  • Finalizar a aula recapitulando os principais pontos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Criar um modelo de avaliação por pares;
  • Apresentar o prompt e o modelo de avaliação para a classe;
  • Avaliar os seus colegas de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Participar das discussões e atividades propostas pelo professor.