Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O passado contínuo (forma interrogativa) é uma estrutura muito importante no aprendizado do inglês, pois permite que a pessoa descreva uma ação que ocorreu em um determinado momento no passado e que ainda estava em andamento. Além disso, aprender a utilizar conectores como "because" (porque) e "after, that" e "then" (depois, em seguida) é uma habilidade crucial para a produção de textos coesos e com sentido completo. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um modelo de avaliação por pares para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e pergunte aos estudantes se eles sabem o que é o passado contínuo e para que serve. Em seguida, apresente alguns exemplos de frases utilizando o passado contínuo na forma interrogativa para que os alunos possam observar o uso dessa forma verbal. Explique como o passado contínuo é utilizado na forma interrogativa em inglês. Para ilustrar, você pode fazer perguntas, como "What were you doing yesterday at 6pm?" (O que você estava fazendo ontem às 18h?) e pedir para a turma responder em inglês. Eles podem fazer perguntas para esclarecer dúvidas.Etapa 2 - Trabalhando em Grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 e recebem um prompt para trabalhar em grupo utilizando o passado contínuo de forma interrogativa. Explique que cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, com critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Você deve explicar que esse modelo será utilizado para avaliar a apresentação dos outros grupos da turma.Etapa 3 - Compreendendo o conceito
Os alunos devem entender o conceito e aplicação do passado contínuo na forma interrogativa. Para isso, devem ler textos, assistir vídeos e discutir em grupo exemplos de perguntas feitas com a forma interrogativa do passado contínuo.Etapa 4 - Criação do Modelo
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Você deve auxiliar os alunos na organização das ideias e apresentar exemplos de critérios de avaliação.Etapa 5 - Criação do prompt
Os alunos vão esboçar as principais ideias sobre o uso do passado contínuo na forma interrogativa, usando post-its ou cartões para registrar suas ideias no prompt. Em grupo, eles devem selecionar as principais ideias que incluam o uso do passado contínuo na forma interrogativa, fazendo uso de conectores sequenciais e causais.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresenta o seu prompt para a classe. Os outros grupos devem utilizar o modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação. Auxilie na correção dos critérios de avaliação, se necessário.Etapa 7 - Encerramento
Após a apresentação de todos os projetos, os grupos devem se reunir para discutir as avaliações recebidas e fornecer feedback sobre as apresentações dos outros grupos. Auxilie na discussão e forneça feedback sobre o desempenho geral da turma. Encerre reforçando o aprendizado e incentivando os alunos a continuar praticando as habilidades adquiridas, recapitulando o assunto e os pontos principais abordados em sala.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo de forma interrogativa na conversação e escrita.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um modelo de avaliação por pares.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a si próprios e aos seus colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir e explicar o assunto;
- Auxiliar os alunos a trabalhar em grupo;
- Orientar os alunos na criação de um modelo de avaliação por pares;
- Orientar os alunos na avaliação dos seus colegas;
- Finalizar a aula recapitulando os principais pontos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo;
- Criar um modelo de avaliação por pares;
- Apresentar o prompt e o modelo de avaliação para a classe;
- Avaliar os seus colegas de acordo com os critérios estabelecidos;
- Participar das discussões e atividades propostas pelo professor.