Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos explorar o passado contínuo na forma interrogativa, uma das formas verbais essenciais para nos comunicarmos em inglês. Vamos aprender a utilizá-lo para mostrar relações de sequência e causalidade através de conectores referentes ao tema tais como: “because” (causalidade) “after, that” e “then” (sequência). Para contextualizar, o passado contínuo é muito utilizado em conversas cotidianas. Por exemplo, quando nos referimos a algo que estávamos fazendo em um momento específico do passado, podemos dizer "What were you doing yesterday at 6pm?" (O que você estava fazendo ontem às 6 da tarde?) ou "I was watching a movie." (Eu estava assistindo a um filme). Vamos trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Essa ferramenta será utilizada como um instrumento de avaliação das atividades e também para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Passado Contínuo na forma interrogativa" e explique sua importância na comunicação em inglês. Depois, apresente a metodologia Cultura Maker e explique como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Exemplo prático

    Explique as diferenças entre "was" e "were", de forma clara e objetiva, utilizando exemplos práticos e frases em contexto. Além disso, explore os principais verbos irregulares no passado, mostrando como eles se comportam e quando devem ser usados. Dê um exemplo prático de uso do passado contínuo na forma interrogativa, e depois os alunos devem praticar em duplas, fazendo perguntas e respostas utilizando a forma interrogativa.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse modelo deve ser aplicado às atividades da aula para que os alunos possam avaliar a si próprios e suas colegas ao final.

  4. Etapa 4 - Aplicação em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas e trabalhar em uma atividade que envolva o uso do passado contínuo na forma interrogativa. Você pode fornecer um texto ou uma situação para os alunos trabalharem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua atividade e os outros grupos devem avaliar utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Faça comentários finais e apresente os critérios de avaliação. Os alunos discutem o feedback recebido na avaliação, analisando pontos fortes e fracos e como podem melhorar na próxima vez.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância de praticar o uso correto dos verbos irregulares no passado na comunicação em inglês. Encerre com uma breve reflexão sobre a importância do passado contínuo na forma interrogativa e como essa habilidade pode ser utilizada no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar o passado contínuo na forma interrogativa.
  • Incentivar a cooperação entre os alunos por meio do trabalho em grupo.
  • Promover o autoconhecimento e a autoavaliação dos estudantes por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do passado contínuo na forma interrogativa.
  • Participação ativa durante a atividade em grupo.
  • Avaliação sincera e construtiva dos colegas utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar e auxiliar os estudantes durante as atividades em grupo.
  • Fornecer feedback construtivo e orientações para aprimoramento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Avaliar a si próprio e aos colegas por meio da Dinâmica dos 3 Qs.