Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O passado contínuo é uma forma verbal utilizada para descrever ações que estavam ocorrendo em determinado momento no passado. Por exemplo, "I was watching TV when he called". Nesta atividade, os alunos vão aprender a forma interrogativa do passado contínuo e como usá-la para produzir textos orais e escritos mostrando relações de sequência e causalidade.

Um exemplo prático de como utilizar esta forma verbal é para descrever uma cena em um filme ou programa de TV que os alunos assistiram.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o Passado Contínuo e peça exemplos. Em seguida, faça uma revisão sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente exemplos de frases interrogativas no passado contínuo e explique como elas são formadas utilizando o verbo "to be" no passado com o verbo principal no gerúndio (-ing). Por exemplo, "Were you studying when I called?"

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Os alunos vão praticar a formação de frases interrogativas no passado contínuo em duplas ou trios com materiais lúdicos disponíveis como jogos, cartas ou conversas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Peça aos estudantes que pesquisem de forma online o uso dos conectores "because", "after, that" e "then" e como é a estrutura do gênero narração. Eles devem fazer anotações e escolher um tema para criar uma história.

  5. Etapa 5 - Produção de Texto

    Os alunos vão criar uma história em grupo usando o passado contínuo e os conectores "because", "after, that" e "then" para mostrar relações de sequência e causalidade. Eles devem registrar a história em seu modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Peça aos grupos que revisem sua história e verifiquem se utilizaram corretamente a forma interrogativa do passado contínuo e os conectores referentes ao tema.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os grupos devem compartilhar sua história com a sala. Ao final, dê feedbacks para cada grupo e faça uma breve revisão sobre os pontos principais da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a habilidade dos alunos em utilizar a forma interrogativa do passado contínuo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar textos orais e escritos mostrando relações de sequência e causalidade.
  • Estimular a colaboração e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da forma interrogativa do passado contínuo.
  • Uso adequado dos conectores referentes ao tema.
  • Clareza e coesão na história criada em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos claros e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em atividades em grupo e individuais.
  • Dar feedback individualizado aos alunos e incentivar a melhoria contínua.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e individuais.
  • Criar uma história em grupo utilizando a forma interrogativa do passado contínuo e os conectores referentes ao tema.
  • Revisar e melhorar sua história em grupo em conjunto com seus colegas.