Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O objetivo da atividade é trabalhar a forma interrogativa do "passado contínuo" (past continuous), utilizada para descrever ações que estavam em andamento em um determinado momento do passado. Para contextualizar o tema, você pode utilizar exemplos do cotidiano dos estudantes, como: "O que você estava fazendo às 8h da manhã de ontem?", "Eu estava estudando quando minha mãe chegou em casa", "Você esteve lá por quanto tempo?". Você deve destacar que essa forma verbal é fundamental para contar histórias e situações que aconteceram no passado. Para trabalhar o tema de forma lúdica e dinâmica, será utilizado o método de gamificação, no qual os alunos criam um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema em questão. O objetivo é que os estudantes aprendam de forma divertida e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução e aquecimento

    Inicie contextualizando sobre o tema e sua importância. Em seguida, realize uma atividade de aquecimento para relembrar o passado simples e apresentar a forma interrogativa do passado contínuo. Peça que os alunos escrevam uma frase no passado simples e outra no passado contínuo sobre o que fizeram ontem à noite. Exemplo: "Eu estudei inglês ontem à noite" e "Eu estava estudando inglês ontem à noite".

  2. Etapa 2 - Produção de frases no passado contínuo

    Solicite que cada grupo produza 10 frases no passado contínuo, utilizando os conectores "because", "after", "that" e "then". Exemplo: "Eu estava dormindo porque estava cansado", "Eu estava assistindo TV depois de fazer o dever de casa".

  3. Etapa 3 - Compartilhamento das frases

    Cada grupo compartilha suas frases com a turma. Incentive a participação de todos e corrija possíveis erros de forma interativa.

  4. Etapa 4 - Produção de história com o passado contínuo

    Peça que cada grupo crie uma história utilizando o passado contínuo e os conectores trabalhados anteriormente. Exemplo: "Eu estava estudando inglês quando ouvi uma batida na porta. Depois de abrir a porta, vi que era minha amiga que estava chorando. Então, ela me contou que havia brigado com o namorado".

  5. Etapa 5 - Apresentação das histórias

    Cada grupo apresenta sua história para os demais colegas, em forma de dramatização ou leitura. Corrija possíveis erros e incentive a interação dos demais estudantes, que podem fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Jogo de cartas

    Explique as regras do jogo, que consiste em criar 8 cartas com perguntas sobre o passado contínuo e outras 8 com afirmações. Cada grupo deve criar um jogo com essas cartas e, em seguida, trocar o jogo com outro grupo para jogar. A cada pergunta acertada, o grupo ganha pontos.

  7. Etapa 7 - Avaliação e término da aula

    Encerre a aula reforçando os pontos principais do passado contínuo e dos conectores trabalhados. Solicite, então, que os alunos avaliem a metodologia utilizada e façam comentários sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo para contar histórias no passado;
  • Incentivar a criatividade e participação dos alunos;
  • Trabalhar o pensamento crítico e a resolução de problemas através do jogo de cartas;
  • Reforçar a importância dos conectores para a coesão e coerência textual.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula;
  • Uso correto e coerente do passado contínuo e dos conectores trabalhados;
  • Criatividade na produção das frases e da história;
  • Colaboração e integração entre os membros do grupo;
  • Desempenho durante o jogo de cartas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema de forma clara e objetiva;
  • Incentivar a participação de todos os alunos;
  • Corrigir possíveis erros de forma interativa;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Avaliar e comentar a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e integrada;
  • Produzir frases e história utilizando o passado contínuo e os conectores trabalhados;
  • Interagir e fazer perguntas durante as apresentações de histórias dos demais grupos;
  • Avaliar a metodologia utilizada e fazer comentários sobre a aula.