Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, vamos aprender sobre o passado contínuo na sua forma interrogativa. O passado contínuo (ou "past continuous") é utilizado para descrever ações que estavam em andamento em um determinado momento do passado. Com a metodologia Rotação por Estações, vamos dividir a turma em três grupos para realizar tarefas diferentes relacionadas ao tema, com o objetivo de desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade através de conectores referentes ao tema.
Exemplos práticos de uso do passado contínuo incluem:
- I was studying for my exam yesterday afternoon.
- He was cooking dinner while I was watching TV.
- They were playing soccer when it started to rain.
Etapa 1 - Aquecimento
Explique o que é o passado contínuo e dê alguns exemplos para turma. Você pode usar letras de músicas, vídeos ou outros materiais para exemplificar. Em seguida, faça um jogo de perguntas e respostas com os alunos, utilizando o passado contínuo.Etapa 2 - Estação 1 (Vídeo e exercícios)
Os alunos vão assistir a um vídeo sobre o passado contínuo e realizar exercícios de fixação. Exemplo de exercício: Complete as lacunas com a forma correta do passado contínuo dos verbos em parênteses:\-- They \_\_\_\_\_\_\_\_ (play) soccer when it started to rain.
\-- He \_\_\_\_\_\_\_\_ (cook) dinner while I \_\_\_\_\_\_\_\_ (watch) TV.
Etapa 3 - Estação 2 (Entrevista)
Os estudantes vão entrevistar um colega da turma para descobrir o que ele/ela estava fazendo em um determinado momento do passado. Exemplo de perguntas: What were you doing at 8pm yesterday? Were you watching TV or doing something else?Etapa 4 - Estação 3 (Histórias em quadrinhos)
O grupo vai criar histórias em quadrinhos usando o passado contínuo. Exemplo: "Yesterday, Jack was walking in the park when he saw a dog. The dog was chasing a squirrel and Jack started to run after them. While he was running, he bumped into a tree..."Etapa 5 - Compartilhamento
Peça que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a aula. Os alunos vão criar uma pequena história utilizando o passado contínuo e conectores (como "because", "after", "that" e "then").Etapa 6 - Resumo e fechamento
Encerre fazendo uma breve discussão sobre a metodologia utilizada e tirando dúvidas sobre o conteúdo. Peça, também, que os alunos compartilhem suas histórias criadas na etapa 5.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a compreensão e produção do passado contínuo na forma interrogativa;
- Estimular a participação ativa dos alunos através da metodologia de Rotação por Estações;
- Trabalhar em conjunto com os alunos a construção de histórias utilizando o passado contínuo e conectores, desenvolvendo a habilidade na escrita de textos;
- Estimular a comunicação oral entre os alunos durante a entrevista.
Critérios de avaliação
- Uso correto do passado contínuo e dos conectores;
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Compreensão das formas verbais e sua utilização correta na produção de textos;
- Produção de uma pequena história utilizando o passado contínuo e conectores;
- Comunicação efetiva durante a entrevista com os colegas.
Ações do professor
- Explicar o tema e dar exemplos práticos;
- Organizar a turma em grupos e definir as atividades de cada estação;
- Circula pela sala de aula para auxiliar os alunos durante as atividades propostas;
- Incentivar a participação dos alunos;
- Estimular a produção de histórias utilizando o passado contínuo e conectores.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação;
- Realizar as atividades com dedicação e interesse;
- Colaborar com os colegas durante a entrevista;
- Produzir uma pequena história utilizando o passado contínuo e conectores;
- Comunicar-se de forma clara e objetiva durante a entrevista com os colegas.