Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o passado contínuo na sua forma interrogativa. O passado contínuo (ou "past continuous") é utilizado para descrever ações que estavam em andamento em um determinado momento do passado. Com a metodologia Rotação por Estações, vamos dividir a turma em três grupos para realizar tarefas diferentes relacionadas ao tema, com o objetivo de desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade através de conectores referentes ao tema.

Exemplos práticos de uso do passado contínuo incluem:

- I was studying for my exam yesterday afternoon.

- He was cooking dinner while I was watching TV.

- They were playing soccer when it started to rain.


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Explique o que é o passado contínuo e dê alguns exemplos para turma. Você pode usar letras de músicas, vídeos ou outros materiais para exemplificar. Em seguida, faça um jogo de perguntas e respostas com os alunos, utilizando o passado contínuo.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Vídeo e exercícios)

    Os alunos vão assistir a um vídeo sobre o passado contínuo e realizar exercícios de fixação. Exemplo de exercício: Complete as lacunas com a forma correta do passado contínuo dos verbos em parênteses:

    \-- They \_\_\_\_\_\_\_\_ (play) soccer when it started to rain.

    \-- He \_\_\_\_\_\_\_\_ (cook) dinner while I \_\_\_\_\_\_\_\_ (watch) TV.


  3. Etapa 3 - Estação 2 (Entrevista)

    Os estudantes vão entrevistar um colega da turma para descobrir o que ele/ela estava fazendo em um determinado momento do passado. Exemplo de perguntas: What were you doing at 8pm yesterday? Were you watching TV or doing something else?

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Histórias em quadrinhos)

    O grupo vai criar histórias em quadrinhos usando o passado contínuo. Exemplo: "Yesterday, Jack was walking in the park when he saw a dog. The dog was chasing a squirrel and Jack started to run after them. While he was running, he bumped into a tree..."

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Peça que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a aula. Os alunos vão criar uma pequena história utilizando o passado contínuo e conectores (como "because", "after", "that" e "then").

  6. Etapa 6 - Resumo e fechamento

    Encerre fazendo uma breve discussão sobre a metodologia utilizada e tirando dúvidas sobre o conteúdo. Peça, também, que os alunos compartilhem suas histórias criadas na etapa 5.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão e produção do passado contínuo na forma interrogativa;
  • Estimular a participação ativa dos alunos através da metodologia de Rotação por Estações;
  • Trabalhar em conjunto com os alunos a construção de histórias utilizando o passado contínuo e conectores, desenvolvendo a habilidade na escrita de textos;
  • Estimular a comunicação oral entre os alunos durante a entrevista.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do passado contínuo e dos conectores;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Compreensão das formas verbais e sua utilização correta na produção de textos;
  • Produção de uma pequena história utilizando o passado contínuo e conectores;
  • Comunicação efetiva durante a entrevista com os colegas.

Ações do professor

  • Explicar o tema e dar exemplos práticos;
  • Organizar a turma em grupos e definir as atividades de cada estação;
  • Circula pela sala de aula para auxiliar os alunos durante as atividades propostas;
  • Incentivar a participação dos alunos;
  • Estimular a produção de histórias utilizando o passado contínuo e conectores.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação;
  • Realizar as atividades com dedicação e interesse;
  • Colaborar com os colegas durante a entrevista;
  • Produzir uma pequena história utilizando o passado contínuo e conectores;
  • Comunicar-se de forma clara e objetiva durante a entrevista com os colegas.