Aula sobre Passado Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os estudantes vão aprender sobre a forma interrogativa do passado contínuo na língua inglesa, utilizado para mostrar uma ação em progresso em um determinado momento do passado. Apresente exemplos de situações cotidianas, como "What were you doing at 8 PM yesterday?", "Were you watching TV when I called?" e "Was he playing soccer yesterday afternoon?". Explique que a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar seu próprio desempenho na atividade.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula, peça aos alunos para assistirem a um vídeo de até 5 minutos sobre a forma interrogativa do passado contínuo e, em seguida, responderem algumas questões objetivas que podem ser postadas em um ambiente online ou escritas no caderno.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Em sala, corrija a tarefa de casa e faça perguntas sobre o vídeo. Explique brevemente sobre o passado contínuo e tire possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas, entregue a eles um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explique como usá-lo para avaliação.

  4. Etapa 4 - Roteiro de perguntas

    Cada grupo deve criar um pequeno roteiro de perguntas e respostas usando a forma interrogativa do passado contínuo e, em seguida, apresentá-lo para a turma. Com a sua ajuda, os grupos vão fazer a correção das perguntas e respostas uns dos outros.

  5. Etapa 5 - Criando um diálogo

    Os grupos devem então criar um diálogo em pares usando o passado contínuo e a forma interrogativa para praticar o assunto. Cada grupo deve apresentar seu diálogo para a turma toda.

  6. Etapa 6 - - Autoavaliação e feedback

    Ao final da aula, os alunos fazem uma autoavaliação por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Dê feedback para os grupos e peça que eles avaliem a metodologia usando também a Dinâmica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos orais e escritos usando o passado contínuo e conectores que remetem a causalidade e sequência;
  • Fomentar a autonomia do estudante, fazendo com que eles tenham autonomia na sua aprendizagem;
  • Auxiliar os alunos a desenvolver habilidades de autoavaliação e coavaliação em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do passado contínuo e forma interrogativa;
  • Utilização adequada dos conectores;
  • Clareza no roteiro e diálogo desenvolvido;
  • Participação ativa na correção dos trabalhos dos outros grupos e na avaliação própria.

Ações do professor

  • Elaborar o plano de aula;
  • Providenciar acesso ao ambiente virtual de aprendizagem para que os alunos possam assistir ao vídeo e realizar a atividade;
  • Organizar os grupos e entregar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Auxiliar os alunos na correção dos trabalhos dos outros grupos;
  • Acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes durante a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder às questões objetivas antes da aula;
  • Participar ativamente da elaboração do roteiro, diálogo e correção dos trabalhos dos outros grupos;
  • Realizar a autoavaliação por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Aprender a trabalhar em grupo e respeitar as opiniões e sugestões dos colegas;
  • Desenvolver a habilidade de coavaliação dos colegas e autoavaliação.