Aula sobre Passado Continuo Forma Negativa
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "Passado Contínuo (forma negativa)" é uma forma verbal utilizada para expressar atividades em andamento no passado que foram interrompidas. É uma habilidade importante para desenvolver a comunicação oral e escrita, além de permitir que os alunos compreendam melhor a sequência e causalidade de eventos. A metodologia utilizada será a Design Sprint, na qual os alunos passarão por 5 etapas. Dê exemplos práticos e desafie os alunos a criarem suas próprias frases utilizando o passado contínuo (forma negativa).
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o conceito do "Passado Contínuo (forma negativa)" e faça os alunos compreenderem o uso correto do verbo "to be" e do sufixo "-ing".Etapa 2 - Esboçar
Em seguida, divida a turma em grupos e proponha que cada grupo crie uma situação em que seja possível aplicar o passado contínuo (forma negativa), e peça que desenhem em um quadro o cenário e as personagens da situação criada.Etapa 3 - Decidir
Em seguida, peça que os alunos decidam, em grupo, qual será a melhor frase para expressar a situação em questão utilizando o passado contínuo (forma negativa).Etapa 4 - Prototipar
Com as frases criadas, peça que os alunos criem um pequeno texto utilizando o passado contínuo (forma negativa) no quadro para apresentação à classe.Etapa 5 - Testar
Finalize a aula com as apresentações dos textos elaborados pelos grupos, incentivando a participação de todos os alunos e fornecendo feedback para aprimoramento da técnica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e comunicação oral dos alunos.
- Estimular a criatividade e trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade de aplicar a metodologia Design Sprint em futuros trabalhos.
Critérios de avaliação
- Correta aplicação do passado contínuo (forma negativa).
- Coerência e clareza na elaboração do texto.
- Participação ativa e contribuição para o trabalho em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos em aula.
- Orientar e guiar os alunos nas atividades propostas.
- Fornecer feedback e estímulos para aprimoramento da técnica.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em grupo.
- Criar situações e frases utilizando o passado contínuo (forma negativa).
- Elaborar um texto coerente e claro utilizando a técnica passado contínuo.