Aula sobre Passado Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade os alunos irão aprender sobre o "Passado Contínuo (forma negativa)" e como usá-lo em textos orais e escritos. O passado contínuo é usado para descrever uma ação que estava ocorrendo em um determinado momento no passado. Ele é geralmente formado com o verbo "to be" no passado simples mais o verbo principal no gerúndio. Para a forma negativa, usa-se "not" após o verbo "to be". Por exemplo: "I was not playing soccer yesterday."

O passado contínuo é uma habilidade importante para qualquer pessoa que deseja se comunicar em inglês, uma vez que ajuda a mostrar relações de sequência e causalidade em um texto. Será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia que ajudará os alunos a entenderem melhor o uso do passado contínuo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, explicando o que é o passado contínuo e como ele é formado na forma negativa. Em seguida, puxe uma discussão sobre situações cotidianas em que o passado contínuo pode ser aplicado.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Apresente o mapa de empatia para os alunos e explique cada campo do mapa. Em seguida, os alunos irão criar seus próprios mapas de empatia para uma pessoa que estava praticando esportes ontem.

  3. Etapa 3 - Exemplo Prático

    Apresente um exemplo prático de como utilizar o passado contínuo na forma negativa e sequência causal em um texto escrito. Os alunos irão fazer uma interpretação do exemplo e criar um texto próprio utilizando a mesma estrutura.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada aluno irá compartilhar seu texto e os demais darão feedbacks com sugestões de melhoria e correção.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Revise os principais pontos da aula e esclareça quaisquer dúvidas que ainda possam existir.

  6. Etapa 6 - Atividade de Casa (opcional)

    Os alunos poderão criar um vídeo curto utilizando o tema aprendido na aula. O vídeo deve ter no máximo 1 minuto e meio e mostrar uma pessoa fazendo uma atividade com o passado contínuo na forma negativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo na forma negativa em textos orais e escritos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias e narrativas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do passado contínuo na forma negativa.
  • Coerência e sequência causal no texto.
  • Clareza e objetividade na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o tema da aula.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para uma pessoa que estava praticando esportes ontem.
  • Interpretar um exemplo prático e criar um texto próprio utilizando a mesma estrutura.
  • Compartilhar e dar feedback nos trabalhos dos demais colegas.