Aula sobre Passado Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esta atividade trabalhará com o passado contínuo na forma negativa. Essa forma verbal é importante para mostrar ações que não ocorreram em um momento específico do passado. É comumente usada na língua inglesa e é muito útil para quem quer se comunicar com falantes nativos. Exemplo: "I was not studying when my mom came home".

Será utilizada a metodologia gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e participativo. Os alunos criarão um jogo com cartas para praticar a formação da negativa do passado contínuo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e mostre exemplos de como usar o verbo to be + not + verbo no gerúndio. Você pode usar um quadro para demonstrar e convidar os alunos a praticarem o uso oral.

  2. Etapa 2 - Explicação do jogo

    Divida os alunos em grupos e explique que cada grupo deverá criar um jogo de cartas com perguntas e respostas sobre o passado contínuo em inglês (forma negativa). Determine regras para a criação dos jogos.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os grupos criarão suas cartas com perguntas e respostas sobre o tema. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na criação.

  4. Etapa 4 - Apresentação das cartas

    Cada grupo irá apresentar suas cartas e explicar como elas estão relacionadas com o passado contínuo na forma negativa. Os outros alunos poderão participar do jogo respondendo às perguntas.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto escrito utilizando os conectores "because", "after, that" e "then". Você pode disponibilizar uma lista de temas em que os alunos conseguirão fazer uso do passado contínuo na forma negativa.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os alunos irão socializar seus textos e discutir com os colegas sobre suas produções e quais conectores foram utilizados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância do uso da forma negativa do passado contínuo e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo na forma negativa para se comunicar com falantes nativos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do jogo de cartas.
  • Promover a colaboração entre os alunos na formação de grupos e no trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do verbo to be + not + verbo no gerúndio.
  • Participação ativa na criação do jogo de cartas.
  • Produção de texto utilizando corretamente os conectores referentes ao tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e mostrar exemplos de uso do passado contínuo na forma negativa.
  • Explicar as regras do jogo e auxiliar na criação das cartas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Auxiliar na produção de texto utilizando corretamente os conectores referentes ao tema.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de cartas.
  • Produzir um texto escrito utilizando corretamente os conectores referentes ao tema.
  • Colaborar com os colegas na formação de grupos e no trabalho em equipe.
  • Participar do jogo de cartas respondendo às perguntas dos colegas.
  • Participar das discussões sobre as produções textuais dos colegas.