Aula sobre Passado Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O passado contínuo (forma negativa) é uma das formas verbais em inglês usada para descrever uma ação que estava acontecendo em algum ponto no passado que foi interrompida por outra ação ou evento. É importante notar que a forma negativa é usada para indicar que algo não estava acontecendo no passado. Os alunos podem encontrar exemplos dessa forma verbal em textos narrativos, histórias em quadrinhos e em filmes. Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, onde irão criar pequenas histórias e diálogos usando o passado contínuo (forma negativa).

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Introduza o tema e explique como o passado contínuo (forma negativa) é utilizado em textos escritos e orais. Você também pode dar exemplos e pedir para os alunos identificarem a forma verbal.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Prática de escuta

    Nessa estação, os alunos irão ouvir um pequeno diálogo entre dois personagens usando o passado contínuo (forma negativa). Os alunos irão completar as lacunas no diálogo com as palavras em falta e também irão identificar a forma negativa.

    Estação 2 - Prática de escrita

    Nessa estação, os alunos irão criar pequenas histórias usando o passado contínuo (forma negativa). Eles podem ser divididos em duplas ou grupos pequenos para ajudar na criação das histórias. Você pode fornecer uma lista de verbos que podem ser usados na forma negativa.

    Estação 3 - Prática de Fala

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com um jogo de comunicação, onde um aluno precisa descrever uma cena que está vendo para outro aluno usando o passado contínuo. Depois, eles irão inverter os papéis.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os alunos deverão compartilhar o resultado das atividades em cada estação com a turma. Incentive os alunos a darem feedback reciprocamente.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Revise os pontos importantes e tire quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode pedir para que os alunos escrevam uma pequena história usando o passado contínuo (forma negativa) como tarefa de casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a forma negativa do passado contínuo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos orais e escritos com conectores de sequência e causalidade;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e se comunicar em inglês.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da forma negativa do passado contínuo;
  • Uso correto dos conectores de sequência e causalidade;
  • Originalidade e criatividade na criação das histórias e diálogos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
  • Organizar as estações e orientar os alunos em cada uma delas;
  • Estimular a participação e envolvimento dos alunos.

Ações do aluno

  • Ouvir e identificar a forma negativa do passado contínuo em um diálogo;
  • Criar pequenas histórias usando o passado contínuo (forma negativa);
  • Descrever uma cena usando o passado contínuo (forma negativa) e conectores de sequência e causalidade.