Aula sobre Passado Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O passado contínuo é uma forma verbal utilizada para descrever ações ou eventos que estavam em andamento em um determinado momento no passado. Essa forma verbal é formada pelo verbo "to be" conjugado no passado, seguido do verbo principal no gerúndio. Por exemplo, "I was studying" (Eu estava estudando).

Nesta atividade, os alunos irão aprender a forma negativa do passado contínuo. Além disso, irão desenvolver a habilidade de utilizar essa forma verbal para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade por meio de conectores referentes ao tema, como "because" (porque) "after, that" (depois disso) e "then" (então).

Um exemplo de aplicação do passado contínuo no cotidiano dos estudantes é quando se relata uma atividade passada que foi interrompida, por exemplo: "Eu estava assistindo TV quando a luz acabou".

Será utilizada a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para explorar o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que é o passado contínuo e apresentando alguns exemplos. Em seguida, explique que os alunos vão aprender a forma negativa do passado contínuo e como utilizá-la para produzir textos orais e escritos.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias em dois níveis de profundidade para desenvolver o passado contínuo forma negativa.

    Exemplo: Como usar o passado contínuo forma negativa em uma frase afirmativa.

    Sub-ideias: "Uso do 'not'", "Verbos irregulares e regulares", "Verbos auxiliares para formar a negativa", "Como usar o verbo 'to be' na negativa" e assim por diante.

    Os alunos terão que pesquisar o conteúdo e criar um mapa conceitual.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual à turma. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas para ajudar na compreensão e fixação do conteúdo.

  4. Etapa 4 - - Exercícios práticos

    Os alunos farão exercícios práticos de preenchimento de lacunas e de correção de frases com a forma negativa do passado contínuo.

  5. Etapa 5 - - Produção textual

    Os alunos serão convidados a produzir uma pequena narrativa utilizando a forma negativa do passado contínuo e conectores referentes ao tema. Incentive a criatividade dos alunos e faça observações sobre a estrutura gramatical correta.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo e destaque os principais pontos aprendidos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo forma negativa.
  • Utilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida para incentivar a autonomia e a pesquisa dos alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção textual.
  • Desenvolver as habilidades de escrita e oralidade dos alunos.
  • Utilizar conectores referentes ao tema para mostrar relações de sequência e causalidade.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical na utilização do passado contínuo forma negativa.
  • Utilização correta dos conectores referentes ao tema.
  • Coesão e coerência na produção textual.
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Orientar os alunos na correção dos exercícios práticos.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na produção textual.
  • Fazer observações sobre a estrutura gramatical correta.

Ações do aluno

  • Pesquisar e criar o mapa conceitual.
  • Participar ativamente na apresentação do mapa conceitual.
  • Realizar os exercícios práticos corretamente.
  • Produzir uma narrativa criativa utilizando a forma negativa do passado contínuo e conectores referentes ao tema.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.