Aula sobre Passado Continuo Forma Negativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos irão aprender a forma negativa do passado contínuo. Além disso, irão desenvolver a habilidade de utilizar essa forma verbal para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade por meio de conectores referentes ao tema, como "because" (porque) "after, that" (depois disso) e "then" (então).
Um exemplo de aplicação do passado contínuo no cotidiano dos estudantes é quando se relata uma atividade passada que foi interrompida, por exemplo: "Eu estava assistindo TV quando a luz acabou".
Será utilizada a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para explorar o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando o que é o passado contínuo e apresentando alguns exemplos. Em seguida, explique que os alunos vão aprender a forma negativa do passado contínuo e como utilizá-la para produzir textos orais e escritos.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias em dois níveis de profundidade para desenvolver o passado contínuo forma negativa.Exemplo: Como usar o passado contínuo forma negativa em uma frase afirmativa.
Sub-ideias: "Uso do 'not'", "Verbos irregulares e regulares", "Verbos auxiliares para formar a negativa", "Como usar o verbo 'to be' na negativa" e assim por diante.
Os alunos terão que pesquisar o conteúdo e criar um mapa conceitual.
Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual à turma. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas para ajudar na compreensão e fixação do conteúdo.Etapa 4 - - Exercícios práticos
Os alunos farão exercícios práticos de preenchimento de lacunas e de correção de frases com a forma negativa do passado contínuo.Etapa 5 - - Produção textual
Os alunos serão convidados a produzir uma pequena narrativa utilizando a forma negativa do passado contínuo e conectores referentes ao tema. Incentive a criatividade dos alunos e faça observações sobre a estrutura gramatical correta.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma breve revisão do conteúdo e destaque os principais pontos aprendidos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado contínuo forma negativa.
- Utilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida para incentivar a autonomia e a pesquisa dos alunos.
- Estimular a criatividade dos alunos na produção textual.
- Desenvolver as habilidades de escrita e oralidade dos alunos.
- Utilizar conectores referentes ao tema para mostrar relações de sequência e causalidade.
Critérios de avaliação
- Correção gramatical na utilização do passado contínuo forma negativa.
- Utilização correta dos conectores referentes ao tema.
- Coesão e coerência na produção textual.
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em sala de aula.
Ações do professor
- Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Orientar os alunos na correção dos exercícios práticos.
- Incentivar a criatividade dos alunos na produção textual.
- Fazer observações sobre a estrutura gramatical correta.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente na apresentação do mapa conceitual.
- Realizar os exercícios práticos corretamente.
- Produzir uma narrativa criativa utilizando a forma negativa do passado contínuo e conectores referentes ao tema.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.