Aula sobre Passado Simples Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula explicando brevemente o que é o Passado Simples em inglês e para que é utilizado. Em seguida, explique os principais verbos regulares e irregulares no Passado Simples que serão estudados na aula.

  1. Etapa 1 - Empatia

    Peça aos alunos que criem um mapa de empatia, respondendo às seguintes perguntas: “O que ele pensa e sente? , “Como ele se expressa?”, "O que ele faz?", "Dores" e "Ganhos" em relação à aprendizagem do Passado Simples. Essa atividade permite que os alunos se coloquem no lugar do outro, ou seja, do professor, e possam entender melhor seus desejos, necessidades e expectativas.

  2. Etapa 2 - Definição

    Em seguida, com base nos resultados do mapa de empatia, os alunos devem definir qual é o problema e/ou desafio a ser resolvido. Por exemplo: Como ensinar o Passado Simples de forma eficaz e memorável usando recursos analógicos?

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos vão gerar ideias para atender ao desafio definido. Eles podem usar recursos como post-its, fichas, desenhos etc. para registrar suas ideias. Incentive a criatividade e a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    A partir das ideias geradas, os alunos devem criar protótipos de atividades e materiais que possam ser usados em sala de aula para ensinar o Passado Simples. Por exemplo, um jogo de cartas com verbos no Passado Simples, um mural com frases no Passado Simples, uma dramatização etc.

  5. Etapa 5 - Teste

    Selecione algumas das ideias geradas pelos alunos para testá-las em sala de aula. Avalie a eficácia de cada atividade ou material, observando como os alunos estão interagindo, entendendo e aprendendo o Passado Simples.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Após a realização das atividades, os alunos devem avaliar o que foi feito. Solicite feedbacks e opiniões para os alunos poderem contribuir para o aperfeiçoamento da atividade.

  7. Etapa 7 - Implementação

    Com base no feedback e nas avaliações, selecione as atividades e materiais que mais se destacaram para implementá-los em suas aulas, usando-os para ensinar o Passado Simples.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em inglês.
  • Promover a criatividade e a participação dos alunos na aprendizagem de inglês.
  • Fornecer múltiplos recursos analógicos para o ensino de inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na realização das atividades propostas.
  • Uso correto e eficaz do Passado Simples em textos orais e escritos.
  • Compreensão dos principais verbos regulares e irregulares no Passado Simples.

Ações do professor

  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Orientar os alunos na construção dos protótipos e na seleção das atividades a serem desenvolvidas.
  • Avaliar constantemente as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compartilhar ideias e opiniões para aprimorar as atividades.
  • Usar corretamente o Passado Simples em textos orais e escritos.