Aula sobre Passado Simples Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O passado simples é um tempo verbal que indica ações ou eventos que ocorreram no passado e já foram concluídos. É muito utilizado na língua inglesa e é fundamental para a comunicação eficaz. Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o passado simples na forma afirmativa, além de desenvolver habilidades de escrita e fala. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos sobre suas atividades do fim de semana passado e incentivando-os a compartilhar suas experiências. Em seguida, ele apresentará o tema da aula e peça para preencherem o campo “Check-in” do template do registro de aprendizagem com o que sabem sobre passado simples em inglês na forma afirmativa.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Explique o que é o past simple apresentando alguns exemplos práticos de frases no passado simples na forma afirmativa, como "I walked to the park yesterday" e "She watched a movie last night". Incentive os alunos a repetir as frases em voz alta.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa online em grupos sobre o passado simples na forma afirmativa, buscando exemplos e regras gramaticais. Eles registrarão suas descobertas no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará suas descobertas e exemplos e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos produzirão um pequeno texto em que utilizem o passado simples na forma afirmativa. O texto poderá ser sobre uma experiência pessoal ou uma história inventada. Eles registrarão o texto no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma revisão dos principais pontos e incentive os alunos a compartilharem suas produções de texto. Em seguida, solicite aos alunos que completem o campo “Check-out” do template do registro de aprendizagem com base no que aprenderam nesta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e fala em inglês.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do passado simples na forma afirmativa.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Orientar a criação do template de registro de aprendizagem.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Produzir um texto utilizando o passado simples na forma afirmativa.