Aula sobre Passado Simples Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula sobre "Passado Simples (forma afirmativa)", apresente aos alunos exemplos reais de seu uso em situações cotidianas, como narrativas de histórias e descrição de ações passadas. Além disso, é importante que os alunos já tenham conhecimento básico do verbo _to be_ e verbos regulares e irregulares no presente.

  1. Etapa 1 - Criação do tabuleiro e cartões de perguntas

    Os alunos deverão criar o tabuleiro com 51 casas, sendo que as últimas 3 casas serão de chegada. Em seguida, devem criar cartões de perguntas e ações relacionados ao tema e seus subtópicos (verbos regulares e irregulares), de modo que os jogadores tenham que utilizar o passado simples para responder às questões e avançar no jogo.


  2. Etapa 2 - Regras do jogo

    Os grupos deverão apresentar as regras do jogo aos demais colegas e ao professor, explicando como jogar, as ações especiais, pontuações e como vencer.


  3. Etapa 3 - Execução do jogo

    Os grupos jogarão com os colegas e o professor, utilizando o passado simples para responder às perguntas e avançar no tabuleiro. O professor poderá utilizar essa atividade para revisar e corrigir a pronúncia e a gramática dos alunos.


  4. Etapa 4 - Produção de textos

    Cada grupo deverá produzir um texto sobre sua experiência na criação do jogo e jogabilidade do mesmo, utilizando os conectores "because", "after”, “that" e "then" para mostrar relações de sequência e causalidade.


  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Os grupos apresentarão seus textos aos demais colegas e ao professor, que fará uma avaliação oral das habilidades de cada grupo.


  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor fará uma avaliação individual dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado simples e os conectores para produzir textos orais e escritos.
  • Promover a revisão e correção da pronúncia e gramática dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento no desenvolvimento do jogo.
  • Utilização correta do passado simples e dos conectores no texto produzido.
  • Clareza, coesão e coerência do texto produzido.

Ações do professor

  • Explicar os objetivos, regras e instruções da atividade.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Corrigir e revisar a pronúncia e a gramática dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o tabuleiro e os cartões de perguntas e ações.
  • Participar ativamente do jogo e do processo de criação.
  • Produzir um texto coeso e com uso correto do passado simples e conectores.