Aula sobre Passado Simples Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Explique aos alunos a importância do Passado Simples (forma afirmativa) na comunicação em inglês e como ela se relaciona com a habilidade de produzir textos orais e escritos com sequência e causalidade. Mostre exemplos práticos de situações do cotidiano em que essas habilidades são relevantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação dos subtópicos

    Divida a turma em 3 grupos e apresente cada subtópico do tema:

    — regras de formação do Passado Simples (forma afirmativa),

    — verbos irregulares,

    — verbos regulares.

    Explique cada um com exemplos, ressaltando as diferenças entre eles.


  2. Etapa 2 - Rodada de dúvidas

    Crie um espaço para que os alunos possam esclarecer dúvidas sobre cada subtópico. O professor pode circular entre os grupos para desbloquear qualquer dificuldade.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Explique que os grupos representam estações relacionadas a cada subtópico e, em cada estação, haverá um exercício para ser resolvido pelos alunos. Cada estação deve ter um tempo limitado, o que ajudará a manter o ritmo da aula e a evitar distrações.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após completar as estações, distribua o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs aos alunos para elaborarem uma avaliação da atividade. Os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" devem ser preenchidos pelos estudantes para oferecer feedback sobre a aula e a atividade.

  5. Etapa 5 - Feedback do professor

    Analise as avaliações dos alunos e ofereça feedback sobre os pontos positivos e negativos da aula, destacando os pontos a serem trabalhados.

    Etapa 6 - Encerramento:

    Faça um resumo dos principais pontos do conteúdo trabalhado e incentive os alunos a praticarem o Passado Simples (forma afirmativa) em situações cotidianas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produção textual e oral com sequência e causalidade.
  • Estimular a interação e trabalho em grupo.
  • Reforçar as habilidades de compreensão auditiva e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Compreensão dos conceitos e regras de formação do Passado Simples (forma afirmativa).
  • Utilização correta dos verbos irregulares e regulares.
  • Utilização adequada dos conectores referentes ao tema.
  • Elaboração do feedback na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Monitorar o progresso dos alunos em cada estação.
  • Oferecer feedback sobre a atividade ao final da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Resolver os exercícios em cada estação.
  • Elaborar o feedback na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Praticar o Passado Simples (forma afirmativa) em situações cotidianas.
  • Participar das rodadas de dúvidas para esclarecer suas dificuldades.