Aula sobre Passado Simples Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles fizeram no fim de semana passado. Em seguida, explique que eles irão aprender a falar sobre essas atividades no passado simples (forma afirmativa) em inglês.

  1. Etapa 1 - – Preparação

    Prepare uma lista de verbos regulares e irregulares no passado simples (forma afirmativa), em uma cartolina ou quadro negro. Os alunos deverão copiar essa lista em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - – Estudo

    Os alunos assistirão a um vídeo previamente selecionado pelo professor sobre como formar o passado simples em inglês. O vídeo deve ser curto e objetivo, para que os alunos possam compreender facilmente.

  3. Etapa 3 - – Sala de Aula Invertida

    Entregue aos alunos um texto em inglês, contando sobre atividades que fez durante o fim de semana passado, utilizando verbos no passado simples e conectores referentes ao tema. Os alunos deverão estudar o texto em casa, destacando as palavras-chave e os verbos no passado simples.

  4. Etapa 4 - – Atividade

    Em sala de aula, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, colocando a data no topo, e preenchendo as colunas Que bom, "Que pena", "Que tal" com as atividades mencionadas no texto. Eles também deverão responder à pergunta: O que você fez na data mencionada? Utilizando verbos no passado simples e conectores referentes ao tema.

  5. Etapa 5 - – Socialização

    O professor deverá dividir a turma em grupos e, dentro de cada grupo, os alunos apresentarão seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs, falando sobre as atividades mencionadas, o que eles fizeram naquela data e o que aprenderam sobre o passado simples (forma afirmativa) em inglês. O professor pode ir passando entre os grupos fazendo perguntas aos alunos para avaliar a compreensão do assunto.

  6. Etapa 6 - – Exercícios

    O professor distribuirá uma lista de exercícios sobre o passado simples (forma afirmativa) para os alunos praticarem em sala de aula. Os exercícios devem conter verbos regulares e irregulares.

  7. Etapa 7 - – Avaliação

    Os alunos serão avaliados através do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, dos exercícios realizados em sala de aula e da participação nas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades para falar sobre atividades passadas em inglês.
  • Aprender verbos regulares e irregulares no passado simples (forma afirmativa).
  • Utilizar conectores referentes ao tema para mostrar relações de sequência e causalidade.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do assunto abordado.
  • Participação nas atividades.
  • Habilidade em utilizar verbos no passado simples (forma afirmativa).

Ações do professor

  • Preparar lista de verbos regulares e irregulares.
  • Selecionar o vídeo sobre o passado simples (forma afirmativa).
  • Preparar um texto em inglês sobre atividades do final de semana passado.
  • Distribuir exercícios para os alunos praticarem em sala de aula.

Ações do aluno

  • Copiar a lista de verbos no passado simples.
  • Estudar o texto em casa e destacar as palavras-chave e verbos no passado simples.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar para o grupo.