Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O passado simples é utilizado para descrever ações que ocorreram e foram finalizadas em um momento específico no passado, e sua forma interrogativa é usada para fazer perguntas. É essencial saber utilizar o passado simples para práticas comunicativas em língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos, explicando sua importância para a comunicação em inglês.

  2. Etapa 2 - Definição dos grupos

    Divida a turma em grupos e entregue uma lista com os verbos no passado simples em sua forma afirmativa e um questionário para cada grupo preencher. Esse questionário deve conter perguntas sobre atividades que eles fizeram no passado.

  3. Etapa 3 - Escolha do tema

    Cada grupo deve escolher um tema específico relacionado ao passado simples para desenvolver um projeto.

  4. Etapa 4 - Planejamento

    Os grupos devem planejar seu projeto, incluindo uma introdução ao tema, uma pesquisa e exemplos de frases interrogativas.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do projeto

    Os grupos devem desenvolver o projeto, criando cartazes, diagramas ou histórias em quadrinhos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo deve apresentar seu projeto para a turma e responder às perguntas dos colegas. O professor pode utilizar essa etapa para corrigir erros e aprimorar o uso do passado simples.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios pré-estabelecidos e retornar o feedback para cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e colaboração
  • Aperfeiçoar a habilidade de comunicação em inglês utilizando o passado simples

Critérios de avaliação

  • Uso correto do passado simples na forma interrogativa
  • Qualidade e criatividade do projeto apresentado
  • Participação e colaboração do aluno em grupo

Ações do professor

  • Contextualizar o tema
  • Dividir a turma em grupos e entregar a lista de verbos e questionários
  • Orientar e monitorar o desenvolvimento dos projetos
  • Corrigir e dar feedback sobre os trabalhos
  • Estimular a participação e cooperação dos alunos

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao passado simples
  • Planejar e desenvolver o projeto em grupo
  • Apresentar o projeto para a turma
  • Participar das avaliações e do feedback do professor
  • Demonstrar autonomia e criatividade na construção do conhecimento.