Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O passado simples é utilizado para descrever ações que ocorreram e foram finalizadas em um momento específico no passado, e sua forma interrogativa é usada para fazer perguntas. É essencial saber utilizar o passado simples para práticas comunicativas em língua inglesa. Nesta aula, para maior envolvimento dos estudantes, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking.
Etapa 1 - Mapa de Empatia
Divida os alunos em grupos e peça a eles para criar um mapa de empatia baseado em um personagem fictício que eles inventarão. O mapa de empatia deve ter campos para ajudar os alunos a pensar sobre seu personagem: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 2 - Brainstorming
Oriente os alunos a pensar em frases interrogativas em inglês que poderiam ser usadas para obter informações sobre o personagem que eles criaram. Exemplos: "Did he go to school yesterday?", "What did he eat for breakfast this morning?", etc.Etapa 3 - Organização
Os alunos devem trabalhar em seus grupos para organizar as frases interrogativas em ordem lógica para fazer perguntas mais complexas ao personagem fictício. Forneça orientações adicionais e ajude os alunos a esclarecer dúvidas que tenham.Etapa 4 - Role Play
Os alunos devem praticar fazendo perguntas no passado e respondendo às perguntas em inglês com o personagem fictício criado por eles. Encoraje a prática da pronúncia correta e ajudar a corrigir erros.Etapa 5 - Escrita
De volta aos seus lugares individuais, os alunos devem escrever um pequeno diálogo entre dois personagens, usando frases interrogativas no passado simples corretamente. Oriente os alunos e incentive a criatividade.Etapa 6 - Revisão
Os alunos devem compartilhar seus diálogos em grupos e praticar a leitura com foco na pronúncia e na gramática.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo deve escolher um diálogo para apresentar à turma. Avalie a pronúncia, a gramática e a criatividade dos alunos e forneça feedback.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos.
- Praticar a pronúncia correta e a gramática.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do passado simples na forma interrogativa.
- Pronúncia e entonação adequadas.
- Coerência na organização das frases interrogativas e na construção do diálogo.
- Criatividade na criação do personagem fictício e na elaboração do diálogo.
Ações do professor
- Explicar as regras do passado simples e sua forma interrogativa.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do personagem fictício.
- Orientar e ajudar os alunos em cada etapa do processo.
- Corrigir erros de gramática e pronúncia.
- Avaliar o progresso dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Participar ativamente do processo de criação e desenvolvimento do personagem fictício.
- Trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia e organizar as frases interrogativas em ordem lógica.
- Praticar a pronúncia correta e a gramática.
- Escrever um diálogo interessante e criativo.
- Apresentar o diálogo criado em grupo.