Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Ao dominar o Passado Simples, é possível contar histórias de eventos passados, falar sobre experiências e muito mais.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Peça que os estudantes pesquisem sobre o uso dos verbos no passado, diferenciando os verbos regulares e irregulares.

  2. Etapa 2 - Registro de aprendizagem

    Explique aos alunos que eles irão criar um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que eles possam registrar tudo o que aprenderam durante a aula. Oriente-os a iniciar preenchendo o campo de Check-in com as informações que obtiveram nas pesquisas em casa.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e distribua fichas contendo perguntas sobre o Passado Simples. Cada grupo deverá responder às perguntas em forma de diálogo na forma interrogativa. Sugerimos que as perguntas abordem situações do cotidiano, como, por exemplo, perguntas sobre o final de semana dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu diálogo para a turma. Os alunos deverão prestar atenção nas respostas dadas pelos colegas e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Revise com a turma as regras de formação do Passado Simples, relembrando as regras para a forma interrogativa. Dê exemplos de perguntas simples utilizando verbos regulares e irregulares.

  6. Etapa 6 - Conexão

    Faça uma reflexão com a turma sobre o que aprendeu sobre o Passado Simples. Conecte a aula com o objetivo final, sendo a habilidade de utilizar o Passado Simples e o Passado Contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade por conectores referentes ao tema.

  7. Etapa 7 - Registro de aprendizagem

    No final da aula, solicite aos alunos que preencham o Check-out do template de registro de aprendizagem, destacando os pontos principais que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Capacidade dos alunos para utilizar o Passado Simples na forma interrogativa.
  • Habilidade dos alunos de trabalhar em equipe.
  • Capacidade dos alunos para se expressar em diálogos simples em inglês.

Critérios de avaliação

  • Domínio dos alunos em responder perguntas na forma interrogativa.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão global dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Acompanhar a evolução do trabalho dos alunos em grupo.
  • Estimular a participação dos alunos nas reflexões após cada atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e ajudar os colegas quando necessário.
  • Registrar todas as informações importantes para a compreensão do conteúdo.