Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Ao dominar o Passado Simples, é possível contar histórias de eventos passados, falar sobre experiências e muito mais.
Etapa 1 - Atividade prévia
Peça que os estudantes pesquisem sobre o uso dos verbos no passado, diferenciando os verbos regulares e irregulares.Etapa 2 - Registro de aprendizagem
Explique aos alunos que eles irão criar um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que eles possam registrar tudo o que aprenderam durante a aula. Oriente-os a iniciar preenchendo o campo de Check-in com as informações que obtiveram nas pesquisas em casa.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e distribua fichas contendo perguntas sobre o Passado Simples. Cada grupo deverá responder às perguntas em forma de diálogo na forma interrogativa. Sugerimos que as perguntas abordem situações do cotidiano, como, por exemplo, perguntas sobre o final de semana dos alunos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu diálogo para a turma. Os alunos deverão prestar atenção nas respostas dadas pelos colegas e tirar dúvidas.Etapa 5 - Revisão
Revise com a turma as regras de formação do Passado Simples, relembrando as regras para a forma interrogativa. Dê exemplos de perguntas simples utilizando verbos regulares e irregulares.Etapa 6 - Conexão
Faça uma reflexão com a turma sobre o que aprendeu sobre o Passado Simples. Conecte a aula com o objetivo final, sendo a habilidade de utilizar o Passado Simples e o Passado Contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade por conectores referentes ao tema.Etapa 7 - Registro de aprendizagem
No final da aula, solicite aos alunos que preencham o Check-out do template de registro de aprendizagem, destacando os pontos principais que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Capacidade dos alunos para utilizar o Passado Simples na forma interrogativa.
- Habilidade dos alunos de trabalhar em equipe.
- Capacidade dos alunos para se expressar em diálogos simples em inglês.
Critérios de avaliação
- Domínio dos alunos em responder perguntas na forma interrogativa.
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Compreensão global dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado.
Ações do professor
- Orientar os alunos durante a realização das atividades.
- Acompanhar a evolução do trabalho dos alunos em grupo.
- Estimular a participação dos alunos nas reflexões após cada atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e ajudar os colegas quando necessário.
- Registrar todas as informações importantes para a compreensão do conteúdo.