Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O passado simples é um dos tempos verbais mais utilizados na língua inglesa e é fundamental para a comunicação em inglês. A forma interrogativa é usada para questionar algo que aconteceu no passado. Exemplo: “Did you go to the party last night?”
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula fazendo perguntas sobre algo que aconteceu com os alunos na semana anterior, utilizando a forma interrogativa do passado simples.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente aos alunos um estudo de caso sobre uma pessoa que realizou uma viagem, no qual exista uma conversa com várias perguntas no passado e solicite que eles anotem as informações relevantes sobre a viagem.Etapa 3 - Análise do estudo de caso
Peça aos alunos que analisem o estudo de caso e identifiquem as informações relacionadas ao passado simples (similaridades entre as palavras, estruturas gramaticais, entre outros).Etapa 4 - Criando um infográfico
Solicite aos alunos que criem um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações do estudo de caso relacionadas ao passado simples.Etapa 5 - Preenchimento do infográfico
Divida os alunos em grupos e peça que preencham as lacunas no infográfico criado anteriormente com as informações relevantes.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresentará o seu infográfico e as informações contidas nele.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação oral dos alunos sobre o que aprenderam durante a aula e use os critérios abaixo para avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o uso da forma interrogativa do passado simples;
- Aumentar a capacidade de comunicação oral e escrita em inglês;
- Melhorar a compreensão de leitura em inglês.
Critérios de avaliação
- Qualidade do infográfico;
- Participação ativa em grupo;
- Qualidade da apresentação.
Ações do professor
- Orientar e monitorar o trabalho dos alunos;
- Fornecer instruções claras e precisas sobre a tarefa;
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas;
- Participar ativamente em grupo;
- Preencher o infográfico de forma correta e organizada.