Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O passado simples é um dos tempos verbais mais utilizados na língua inglesa e é fundamental para a comunicação em inglês. A forma interrogativa é usada para questionar algo que aconteceu no passado. Exemplo: “Did you go to the party last night?”

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo perguntas sobre algo que aconteceu com os alunos na semana anterior, utilizando a forma interrogativa do passado simples.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente aos alunos um estudo de caso sobre uma pessoa que realizou uma viagem, no qual exista uma conversa com várias perguntas no passado e solicite que eles anotem as informações relevantes sobre a viagem.

  3. Etapa 3 - Análise do estudo de caso

    Peça aos alunos que analisem o estudo de caso e identifiquem as informações relacionadas ao passado simples (similaridades entre as palavras, estruturas gramaticais, entre outros).

  4. Etapa 4 - Criando um infográfico

    Solicite aos alunos que criem um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações do estudo de caso relacionadas ao passado simples.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Divida os alunos em grupos e peça que preencham as lacunas no infográfico criado anteriormente com as informações relevantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o seu infográfico e as informações contidas nele.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral dos alunos sobre o que aprenderam durante a aula e use os critérios abaixo para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o uso da forma interrogativa do passado simples;
  • Aumentar a capacidade de comunicação oral e escrita em inglês;
  • Melhorar a compreensão de leitura em inglês.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do infográfico;
  • Participação ativa em grupo;
  • Qualidade da apresentação.

Ações do professor

  • Orientar e monitorar o trabalho dos alunos;
  • Fornecer instruções claras e precisas sobre a tarefa;
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas;
  • Participar ativamente em grupo;
  • Preencher o infográfico de forma correta e organizada.