Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O passado simples é utilizado para descrever ações que ocorreram e foram finalizadas em um momento específico no passado, e sua forma interrogativa é usada para fazer perguntas. É essencial saber utilizar o passado simples para práticas comunicativas em língua inglesa. Nesta aula, os estudantes trabalharão o tema por meio de uma metodologia ativa chamada Rotação por Estações.
Etapa 1 - Organização da sala
Divida a sala em três estações. Em cada estação, coloque uma atividade diferente relacionada ao tema estudado.Etapa 2 - Explicação do tema
Explique o que é o passado simples e a forma interrogativa. Mostre exemplos de perguntas e respostas utilizando o passado simples em situações cotidianas.Etapa 3 - Rotação por estações
Explique aos alunos as atividades que deverão ser realizadas em cada estação. Instrua que, depois de um determinado tempo, eles deverão se deslocar para outra estação e realizar uma nova atividade proposta.Estação 1:
Na primeira estação, coloque cartões com verbos no passado simples para que os alunos formem pergunta.
Estação 2:
Na segunda estação, faça uma atividade de preenchimento de lacunas com palavras no passado simples.
Estação 3:
Na terceira estação, elabore um exercício de conversação com perguntas já prontas.
Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Ao final da rotação, distribua o template da dinâmica dos 3 Qs para cada aluno. Explique que eles deverão preencher os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal” para avaliar as atividades realizadas e fazer sugestões para aperfeiçoar as próximas aulas.Etapa 5 - Produção de texto
Para finalizar a aula, peça que os alunos escrevam um pequeno texto em inglês, utilizando o passado simples e conectores referentes ao tema (por exemplo: "because", "after", "then"). O texto deverá descrever alguma atividade que tenham realizado no fim de semana passado.Etapa 6 - Apresentação dos textos
Convide alguns alunos para apresentar os textos produzidos para a turma.Etapa 7 - Encerramento
Para encerrar a aula, converse com os alunos sobre o que aprenderam e o que poderiam fazer para melhorar o aprendizado da língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a produção de texto em inglês;
- Estimular a participação ativa dos alunos;
- Compreender a estrutura da forma interrogativa no passado simples e desenvolver a habilidade de fazer perguntas em inglês;
- Estimular a autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em todas as estações;
- Uso correto do passado simples e dos conectores referentes ao tema;
- Clareza e coesão textual;
- Clareza e fluência na apresentação;
- Uso correto da estrutura interrogativa e a capacidade de elaborar perguntas em inglês com clareza.
Ações do professor
- Introduzir o tema e orientar os alunos nas atividades;
- Monitorar e fornecer suporte para as atividades realizadas pelos alunos em cada estação;
- Orientar os alunos na produção de texto e corrigir possíveis erros e dúvidas dos alunos;
- Acompanhar as apresentações dos alunos e dar feedbacks adequados;
- Conduzir a discussão sobre o aprendizado;
Ações do aluno
- Realizar todas as atividades propostas em cada uma das estações;
- Produzir um texto seguindo as instruções dadas e aplicar as habilidades de escrita desenvolvidas durante a aula;
- Apresentar textos desenvolvidos de forma clara e objetiva;
- Participar ativamente da discussão e refletir sobre o que aprenderam;
- Preencher adequadamente o template da dinâmica dos 3 Qs.