Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O passado simples é utilizado para descrever ações que ocorreram e foram finalizadas em um momento específico no passado, e sua forma interrogativa é usada para fazer perguntas. É essencial saber utilizar o passado simples para práticas comunicativas em língua inglesa. Nesta aula, os estudantes trabalharão o tema por meio de uma metodologia ativa chamada Rotação por Estações.

  1. Etapa 1 - Organização da sala

    Divida a sala em três estações. Em cada estação, coloque uma atividade diferente relacionada ao tema estudado.

  2. Etapa 2 - Explicação do tema

    Explique o que é o passado simples e a forma interrogativa. Mostre exemplos de perguntas e respostas utilizando o passado simples em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Explique aos alunos as atividades que deverão ser realizadas em cada estação. Instrua que, depois de um determinado tempo, eles deverão se deslocar para outra estação e realizar uma nova atividade proposta.

    Estação 1:

    Na primeira estação, coloque cartões com verbos no passado simples para que os alunos formem pergunta.

    Estação 2:

    Na segunda estação, faça uma atividade de preenchimento de lacunas com palavras no passado simples.

    Estação 3:

    Na terceira estação, elabore um exercício de conversação com perguntas já prontas.


  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final da rotação, distribua o template da dinâmica dos 3 Qs para cada aluno. Explique que eles deverão preencher os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal” para avaliar as atividades realizadas e fazer sugestões para aperfeiçoar as próximas aulas.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Para finalizar a aula, peça que os alunos escrevam um pequeno texto em inglês, utilizando o passado simples e conectores referentes ao tema (por exemplo: "because", "after", "then"). O texto deverá descrever alguma atividade que tenham realizado no fim de semana passado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Convide alguns alunos para apresentar os textos produzidos para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Para encerrar a aula, converse com os alunos sobre o que aprenderam e o que poderiam fazer para melhorar o aprendizado da língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a produção de texto em inglês;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Compreender a estrutura da forma interrogativa no passado simples e desenvolver a habilidade de fazer perguntas em inglês;
  • Estimular a autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em todas as estações;
  • Uso correto do passado simples e dos conectores referentes ao tema;
  • Clareza e coesão textual;
  • Clareza e fluência na apresentação;
  • Uso correto da estrutura interrogativa e a capacidade de elaborar perguntas em inglês com clareza.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e orientar os alunos nas atividades;
  • Monitorar e fornecer suporte para as atividades realizadas pelos alunos em cada estação;
  • Orientar os alunos na produção de texto e corrigir possíveis erros e dúvidas dos alunos;
  • Acompanhar as apresentações dos alunos e dar feedbacks adequados;
  • Conduzir a discussão sobre o aprendizado;

Ações do aluno

  • Realizar todas as atividades propostas em cada uma das estações;
  • Produzir um texto seguindo as instruções dadas e aplicar as habilidades de escrita desenvolvidas durante a aula;
  • Apresentar textos desenvolvidos de forma clara e objetiva;
  • Participar ativamente da discussão e refletir sobre o que aprenderam;
  • Preencher adequadamente o template da dinâmica dos 3 Qs.