Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre Passado Simples (forma interrogativa) é uma das mais importantes para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Ela pretende desenvolver a habilidade de utilizar o passado em perguntas e respostas na língua inglesa. O passado simples é uma das formas verbais mais importantes para comunicar ações passadas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação de perguntas no passado simples, com e sem o verbo to be, além de praticar a leitura e escrita de frases neste tempo verbal.
Etapa 1 - Estudo prévio
Convide os estudantes a estudarem sobre o Passado Simples (forma interrogativa) por meio de um conteúdo digital (vídeo ou texto), indicado pelo professor. O estudante deve realizar uma atividade de compreensão do conteúdo, a ser avaliada posteriormente.Etapa 2 - Preparação
Apresente o tema da aula, explicando a importância do passado simples e como ele é utilizado em perguntas na língua inglesa. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas sobre o tema para se familiarizarem com a ideia de perguntas no passado.Etapa 3 - Verificação da compreensão
Os estudantes devem responder algumas perguntas sobre o conteúdo do vídeo ou texto que estudaram. Crie um questionário com perguntas referentes aos subtópicos abordados no conteúdo, como a formação de perguntas com e sem o verbo to be. Eles deverão responder às perguntas utilizando frases no passado simples, desenvolvendo a habilidade de utilizar esse tempo verbal em perguntas e respostas.Etapa 4 - Aula invertida
Os estudantes serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar um template de Mapa Mental, relacionados ao tema da aula. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos estudantes sobre a atividade e para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Leitura e escrita
Cada grupo deve criar perguntas com respostas no passado simples utilizando o template do Mapa Mental. Em seguida, cada grupo apresentará suas perguntas aos demais colegas e responderá às perguntas criadas pelos outros. A proposta é que, com base nas perguntas e respostas, os alunos iniciem uma discussão sobre o Passado Simples (forma interrogativa), levantando dúvidas e produzindo novos questionamentos.Etapa 6 - Avaliação
Distribua aos estudantes, o template de Dinâmica dos 3 Qs com as áreas “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” e instrua como deve ser preenchido conforme o tema da aula. O objetivo é avaliar o quanto os estudantes compreenderam sobre o conteúdo e aplicaram as habilidades desenvolvidas na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Passado Simples (forma interrogativa) em perguntas e respostas.
- Ampliar o vocabulário dos alunos relacionado ao tema.
- Estimular a produção oral e escrita dos alunos de forma dinâmica e divertida.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do tempo verbal passado simples em perguntas e respostas no Mapa Mental.
- Coerência e clareza das respostas apresentadas.
- Participação ativa e colaborativa do grupo na discussão
- Realização da dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Orientar os alunos na preparação para a aula.
- Auxiliar na seleção do conteúdo digital a ser estudado.
- Observar e avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Estudar o conteúdo digital proposto.
- Participar ativamente da criação do template do Mapa Mental e dos 3 Qs.
- Participar da discussão em grupo e apresentar perguntas e respostas relacionadas ao tema.