Aula sobre Passado Simples Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre Passado Simples (forma interrogativa) é uma das mais importantes para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Ela pretende desenvolver a habilidade de utilizar o passado em perguntas e respostas na língua inglesa. O passado simples é uma das formas verbais mais importantes para comunicar ações passadas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação de perguntas no passado simples, com e sem o verbo to be, além de praticar a leitura e escrita de frases neste tempo verbal.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Convide os estudantes a estudarem sobre o Passado Simples (forma interrogativa) por meio de um conteúdo digital (vídeo ou texto), indicado pelo professor. O estudante deve realizar uma atividade de compreensão do conteúdo, a ser avaliada posteriormente.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Apresente o tema da aula, explicando a importância do passado simples e como ele é utilizado em perguntas na língua inglesa. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas sobre o tema para se familiarizarem com a ideia de perguntas no passado.

  3. Etapa 3 - Verificação da compreensão

    Os estudantes devem responder algumas perguntas sobre o conteúdo do vídeo ou texto que estudaram. Crie um questionário com perguntas referentes aos subtópicos abordados no conteúdo, como a formação de perguntas com e sem o verbo to be. Eles deverão responder às perguntas utilizando frases no passado simples, desenvolvendo a habilidade de utilizar esse tempo verbal em perguntas e respostas.

  4. Etapa 4 - Aula invertida

    Os estudantes serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar um template de Mapa Mental, relacionados ao tema da aula. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos estudantes sobre a atividade e para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Leitura e escrita

    Cada grupo deve criar perguntas com respostas no passado simples utilizando o template do Mapa Mental. Em seguida, cada grupo apresentará suas perguntas aos demais colegas e responderá às perguntas criadas pelos outros. A proposta é que, com base nas perguntas e respostas, os alunos iniciem uma discussão sobre o Passado Simples (forma interrogativa), levantando dúvidas e produzindo novos questionamentos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Distribua aos estudantes, o template de Dinâmica dos 3 Qs com as áreas “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” e instrua como deve ser preenchido conforme o tema da aula. O objetivo é avaliar o quanto os estudantes compreenderam sobre o conteúdo e aplicaram as habilidades desenvolvidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Passado Simples (forma interrogativa) em perguntas e respostas.
  • Ampliar o vocabulário dos alunos relacionado ao tema.
  • Estimular a produção oral e escrita dos alunos de forma dinâmica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do tempo verbal passado simples em perguntas e respostas no Mapa Mental.
  • Coerência e clareza das respostas apresentadas.
  • Participação ativa e colaborativa do grupo na discussão
  • Realização da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na preparação para a aula.
  • Auxiliar na seleção do conteúdo digital a ser estudado.
  • Observar e avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Estudar o conteúdo digital proposto.
  • Participar ativamente da criação do template do Mapa Mental e dos 3 Qs.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar perguntas e respostas relacionadas ao tema.