Aula sobre Passado Simples Forma Negativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O passado simples é um tempo verbal muito utilizado no cotidiano da língua inglesa. Ele é utilizado para falar sobre ações, eventos ou situações que ocorreram no passado, e é formado por um verbo no passado. Porém, é importante também conhecer a forma negativa desse tempo verbal.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando o uso do passado simples na forma negativa.

  2. Etapa 2 - Divisão em Grupos

    Dividida os estudantes em grupos de 3 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Construção do Template de Avaliação

    Cada grupo deve construir um template de avaliação por pares, contendo os critérios já definidos, para avaliar um trabalho produzido por outro grupo.

  4. Etapa 4 - Produção de Textos

    Cada grupo deve produzir um texto utilizando o passado simples na forma negativa e afirmativa, utilizando conectores referentes ao tema, como "because", "after", "that" e "then", demonstrando relações de sequência e causalidade.

    Exemplo:

    "My Weekend":

    I didn't go to the beach because it was raining.

    After I finished my homework, I watched television.

    Then I played video games for two hours.


  5. Etapa 5 - Avaliação dos Textos

    Os grupos devem avaliar o texto de outro grupo utilizando o template de avaliação construído.

  6. Etapa 6 - Feedback e Revisão

    O professor fornece feedback sobre as produções dos alunos e sugere melhorias. Os alunos revisam seus textos.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu texto para a turma. Utilize o template de avaliação para avaliar as apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de usar o passado simples na forma negativa e afirmativa.
  • Praticar a comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver trabalho em grupo.
  • Utilizar a criatividade na construção de templates de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualização do tema, explicando o uso do passado simples na forma negativa.
  • Estimular a comunicação oral e escrita dos alunos durante a atividade.
  • Auxiliar na organização e na construção do template de avaliação.
  • Fornecer feedback para aprimoramento dos alunos.
  • Estimular o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Produzir um template de avaliação segundo os critérios definidos.
  • Utilizar o passado simples na forma negativa e afirmativa em suas comunicações orais e escritas.
  • Demonstrar cuidado com a organização do grupo e com a comunicação entre seus membros.
  • Respeitar as opiniões e sugestões dos outros alunos.