Aula sobre Passado Simples Forma Negativa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O passado simples é um tempo verbal muito utilizado no cotidiano da língua inglesa. Ele é utilizado para falar sobre ações, eventos ou situações que ocorreram no passado, e é formado por um verbo no passado. Porém, é importante também conhecer a forma negativa desse tempo verbal.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, explicando o uso do passado simples na forma negativa.Etapa 2 - Divisão em Grupos
Dividida os estudantes em grupos de 3 a 5 pessoas.Etapa 3 - Construção do Template de Avaliação
Cada grupo deve construir um template de avaliação por pares, contendo os critérios já definidos, para avaliar um trabalho produzido por outro grupo.Etapa 4 - Produção de Textos
Cada grupo deve produzir um texto utilizando o passado simples na forma negativa e afirmativa, utilizando conectores referentes ao tema, como "because", "after", "that" e "then", demonstrando relações de sequência e causalidade.Exemplo:
"My Weekend":
I didn't go to the beach because it was raining.
After I finished my homework, I watched television.
Then I played video games for two hours.
Etapa 5 - Avaliação dos Textos
Os grupos devem avaliar o texto de outro grupo utilizando o template de avaliação construído.Etapa 6 - Feedback e Revisão
O professor fornece feedback sobre as produções dos alunos e sugere melhorias. Os alunos revisam seus textos.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu texto para a turma. Utilize o template de avaliação para avaliar as apresentações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de usar o passado simples na forma negativa e afirmativa.
- Praticar a comunicação oral e escrita.
- Desenvolver trabalho em grupo.
- Utilizar a criatividade na construção de templates de avaliação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualização do tema, explicando o uso do passado simples na forma negativa.
- Estimular a comunicação oral e escrita dos alunos durante a atividade.
- Auxiliar na organização e na construção do template de avaliação.
- Fornecer feedback para aprimoramento dos alunos.
- Estimular o trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Produzir um template de avaliação segundo os critérios definidos.
- Utilizar o passado simples na forma negativa e afirmativa em suas comunicações orais e escritas.
- Demonstrar cuidado com a organização do grupo e com a comunicação entre seus membros.
- Respeitar as opiniões e sugestões dos outros alunos.