Aula sobre Passado Simples Forma Negativa
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nessa aula, os alunos aprenderão a formação da negativa no passado simples em inglês. Eles serão desafiados a criar um diário de bordo onde eles precisam escrever sobre um problema, geração de alternativas e solução. Essa atividade será realizada em grupo e eles irão usar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos.
Etapa 1 - Conhecimento prévio
Converse com os alunos sobre o presente simples e pergunte se eles sabem como formar a negativa. Em seguida, explique como é formada a negativa no passado simples.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de no máximo quatro alunos. Entregue a cada grupo uma folha para criar o diário de bordo.Etapa 3 - Tema
O professor irá apresentar um problema que deve ser solucionado pelos alunos através da criação de alternativas e solução.Exemplo:
O professor pode apresentar um problema relacionado à escola ou à comunidade, como a falta de lixeiras na escola ou a necessidade de reciclagem local.
Etapa 4 - Geração de alternativas
Estimule a geração de ideias e alternativas para resolver o problema apresentado. Os grupos devem escrever todas as suas ideias no diário de bordo. Importante que o diário de bordo seja preenchido em inglês e na área “Problema” possam utilizar os verbos na negativa do passado simples.Etapa 5 - Solução
Os grupos escolherão a melhor alternativa e deverão escrever suas soluções no diário de bordo.Etapa 6 - Escrita
Peça para que cada grupo crie uma história em inglês relacionada ao problema apresentado. A história deve conter a negativa no passado simples e conectar as frases usando os conectores "because", "after", "that" e "then".Etapa 7 - Apresentação
Os grupos irão apresentar suas histórias oralmente para a turma. O professor fará a avaliação e feedback de cada grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita em inglês;
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
- Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Uso correto da negativa no passado simples;
- Uso correto dos conectores solicitados;
- Criatividade e originalidade da solução apresentada.
Ações do professor
- Explicar e demonstrar a formação da negativa no passado simples;
- Estimular a geração de ideias e a colaboração em grupo;
- Dar feedback e avaliação das histórias apresentadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Escrever o diário de bordo em grupo;
- Criar uma história com a solução apresentada.