Aula sobre Passado Simples Forma Negativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O passado simples é um tempo verbal muito utilizado no cotidiano da língua inglesa. Ele é utilizado para falar sobre ações, eventos ou situações que ocorreram no passado, e é formado por um verbo no passado. Porém, é importante também conhecer a forma negativa desse tempo verbal. Nesta aula, os estudantes aprenderão o assunto através da metodologia Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Peça aos alunos que registrem em seus templates de aprendizagem como eles se sentem em relação ao assunto "Passado Simples forma negativa". Eles podem usar emojis para representar seus sentimentos. Em seguida, oriente\-os a realizarem pesquisas sobre a temática.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o conteúdo, explicando as regras gramaticais e dando exemplos.

  3. Etapa 3 - Prática controlada

    Os alunos realizam exercícios em sala de aula, utilizando o passado simples na forma negativa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os estudantes em grupos para discutir, criar um personagem fictício e fazer anotações sobre o que este personagem havia feito no ano anterior. Cada grupo deve apresentar seus personagens para a turma.

  5. Etapa 5 - Produção escrita

    Os alunos escrevem um parágrafo contando o ano do personagem fictício, utilizando o passado simples na forma negativa.

  6. Etapa 6 - Produção oral

    Oriente os alunos a apresentarem seus textos para a turma, praticando a oralidade e a fluência em inglês.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Peça aos alunos que registrem no template de aprendizagem o que aprenderam durante a aula e o que ainda precisam praticar. Eles podem usar emojis novamente para representar seus sentimentos em relação ao assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade comunicativa em inglês;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens fictícios;
  • Aplicar a metodologia ativa de ensino híbrido em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do passado simples forma negativa;
  • Clareza e coerência na produção escrita e oral;
  • Participação e colaboração em sala de aula.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto com situações cotidianas;
  • Aplicar a metodologia ativa de ensino híbrido, utilizando templates de aprendizagem;
  • Dar feedback constante aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas;
  • Fazer anotações e registrar aprendizagem em seus templates;
  • Cooperar com os colegas em atividades em grupo.