Aula sobre Passado Simples Forma Negativa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O passado simples é um tempo verbal muito utilizado no cotidiano da língua inglesa. Ele é utilizado para falar sobre ações, eventos ou situações que ocorreram no passado, e é formado por um verbo no passado. Porém, é importante também conhecer a forma negativa desse tempo verbal. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre o tema por meio de um estudo de caso.

  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre uma situação que envolve o uso do passado simples (forma negativa).

  2. Etapa 2 - Criação do template de infográfico

    Oriente os alunos a criar um template de infográfico. Disponibilize materiais como papel, lápis de cor, canetas hidrográficas e outros recursos analógicos para que os alunos criem seus modelos.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida os alunos em grupos para preencher o infográfico com as informações identificadas no estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico preenchido.

  5. Etapa 5 - Atividade de escrita

    Ainda em grupos, os alunos irão produzir um texto utilizando o passado simples (forma negativa) para descrever a história apresentada no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Revisão e correção

    Revise e corrija os textos produzidos pelos alunos, promovendo uma discussão sobre as correções e sugestões feitas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar o desempenho dos alunos considerando as intencionalidades pedagógicas, os critérios de avaliação e as ações esperadas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o passado simples (forma negativa) para produzir textos orais e escritos.
  • Promover a interação entre os alunos, estimulando a participação em grupo.
  • Estimular a criatividade e o aprendizado de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do passado simples (forma negativa) nas atividades realizadas
  • Participação ativa durante as atividades em grupo
  • Coerência e coesão no texto produzido

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos
  • Apresentar o estudo de caso para análise dos alunos
  • Revisar e corrigir os textos produzidos pelos alunos

Ações do aluno

  • Analisar e identificar as lacunas no estudo de caso
  • Criar o template de infográfico com as lacunas identificadas
  • Preencher as lacunas com informações relevantes em grupo
  • Produzir um texto utilizando o passado simples (forma negativa) para descrever a história apresentada
  • Participar ativamente das atividades em grupo e em sala de aula