Aula sobre Passive Voice Voz Passiva
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Aprendê-la ajuda a melhorar a compreensão de textos em Inglês e a produção de textos mais sofisticados.
Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo em grupo, no qual deverão aplicar o conceito de voz passiva em situações cotidianas e em projetos que eles mesmos desenvolverão.
Etapa 1 - Introdução
Inicie com uma breve explicação sobre o que é a voz passiva e como ela é formada.Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como notícias, artigos e trechos de livros.
Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas.Cada grupo deve escolher um tema para desenvolver ao longo da atividade.
Etapa 3 - Problema
Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema escolhido e descrevê-lo em um parágrafo. O problema deve ser escrito em voz ativa e em seguida, reescrito em voz passiva.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem gerar alternativas para solucionar o problema, utilizando a voz passiva.Eles devem escrever um parágrafo para cada alternativa.
Etapa 5 - Solução
Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e escrever um parágrafo descrevendo a solução para o problema, utilizando a voz passiva.Etapa 6 - Edição e publicação final
Os grupos devem revisar e editar seus diários de bordo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções.Em seguida, devem publicar o diário em um mural na sala de aula ou em uma plataforma digital, como o Google Classroom.
Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o tema escolhido, o problema, as alternativas e a solução encontrada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconstruir textos, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração de projetos em grupo.
- Proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada do uso da voz passiva na língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da voz passiva na descrição do problema, das alternativas e da solução.
- Coerência e clareza na apresentação do tema escolhido.
- Criatividade e originalidade na elaboração do diário de bordo.
- Participação ativa e colaborativa na elaboração do projeto em grupo.
- Revisão e edição adequadas do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na divisão em grupos e na escolha do tema.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração do projeto em grupo.
- Orientar os alunos na revisão e edição do diário de bordo.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração do projeto em grupo.
- Descrever o problema, as alternativas e a solução utilizando a voz passiva.
- Revisar e editar o diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.
- Avaliar o desempenho dos colegas segundo os critérios estabelecidos.