Aula sobre Passive Voice Voz Passiva

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A voz passiva é um tema importante no estudo da gramática da língua inglesa, sendo amplamente utilizada em textos acadêmicos, jornalísticos e literários.

Aprendê-la ajuda a melhorar a compreensão de textos em Inglês e a produção de textos mais sofisticados.

Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo em grupo, no qual deverão aplicar o conceito de voz passiva em situações cotidianas e em projetos que eles mesmos desenvolverão.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve explicação sobre o que é a voz passiva e como ela é formada.

    Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como notícias, artigos e trechos de livros.


  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas.

    Cada grupo deve escolher um tema para desenvolver ao longo da atividade.


  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema escolhido e descrevê-lo em um parágrafo. O problema deve ser escrito em voz ativa e em seguida, reescrito em voz passiva.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para solucionar o problema, utilizando a voz passiva.

    Eles devem escrever um parágrafo para cada alternativa.


  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e escrever um parágrafo descrevendo a solução para o problema, utilizando a voz passiva.

  6. Etapa 6 - Edição e publicação final

    Os grupos devem revisar e editar seus diários de bordo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções.

    Em seguida, devem publicar o diário em um mural na sala de aula ou em uma plataforma digital, como o Google Classroom.


  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o tema escolhido, o problema, as alternativas e a solução encontrada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconstruir textos, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração de projetos em grupo.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada do uso da voz passiva na língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da voz passiva na descrição do problema, das alternativas e da solução.
  • Coerência e clareza na apresentação do tema escolhido.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do diário de bordo.
  • Participação ativa e colaborativa na elaboração do projeto em grupo.
  • Revisão e edição adequadas do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na divisão em grupos e na escolha do tema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração do projeto em grupo.
  • Orientar os alunos na revisão e edição do diário de bordo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do projeto em grupo.
  • Descrever o problema, as alternativas e a solução utilizando a voz passiva.
  • Revisar e editar o diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas segundo os critérios estabelecidos.