Aula sobre Passive Voice Voz Passiva
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A linguagem é uma ferramenta muito importante para comunicar ideias, pensamentos e sentimentos. No entanto, como construímos nossas frases pode influenciar a maneira como a mensagem é recebida pelo interlocutor. Nesta aula, vamos aprender sobre a voz passiva, uma das formas de estruturar frases na língua inglesa.
Etapa 1 - Empatia
Nesta etapa, conduza a turma para criar um mapa de empatia sobre a voz passiva. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de alguém que está aprendendo sobre a voz passiva e identificar suas dúvidas, desafios e curiosidades sobre o assunto.Etapa 2 - Definição
Apresente a definição da voz passiva e explique as principais diferenças entre a voz ativa e a voz passiva. É importante que os alunos compreendam que a voz passiva é utilizada para enfatizar o objeto da frase, enquanto a voz ativa enfatiza o sujeito.Etapa 3 - Ideação
Divida os alunos em grupos para criar frases utilizando a voz passiva. Forneça um conjunto de verbos para a turma utilizar nas frases. O objetivo é que os alunos consigam aplicar o conceito da voz passiva em frases cotidianas.Etapa 4 - Prototipação
Nesta etapa, os grupos devem trocar as frases criadas com outros grupos e analisar as frases produzidas. Os alunos devem identificar os erros e acertos das frases e propor sugestões para melhorá-las.Etapa 5 - Teste
Distribua textos aos estudantes e oriente-os a reconstruí-los utilizando a voz passiva e as sugestões propostas na etapa anterior. O objetivo é que os alunos consigam aplicar a voz passiva em textos mais complexos.Etapa 6 - Implementação
Nesta etapa, os alunos devem compartilhar com a turma os textos reconstruídos e discutir as mudanças realizadas. O objetivo é que os alunos consigam perceber as melhorias realizadas no texto a partir da aplicação da voz passiva.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e a aplicação dos conceitos da voz passiva na reconstrução dos textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconstruir textos com cortes, acréscimos, reformulações e correções para aprimoramento, edição e publicação final.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de aplicar novos conceitos em situações cotidianas.
- Desenvolver a habilidade de utilizar a voz passiva em língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade.
- Compreensão e aplicação correta dos conceitos da voz passiva.
- Habilidade em reconstruir textos utilizando a voz passiva.
- Cooperação e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Conduzir a atividade utilizando a metodologia Design Thinking.
- Apresentar a definição e as diferenças entre a voz ativa e a voz passiva.
- Fornecer verbos para a criação das frases.
- Avaliar a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Criar frases utilizando a voz passiva.
- Analisar e propor sugestões para as frases criadas por outros grupos.
- Reconstruir textos utilizando a voz passiva.