Aula sobre Passive Voice Voz Passiva

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A linguagem é uma ferramenta muito importante para comunicar ideias, pensamentos e sentimentos. No entanto, como construímos nossas frases pode influenciar a maneira como a mensagem é recebida pelo interlocutor. Nesta aula, vamos aprender sobre a voz passiva, uma das formas de estruturar frases na língua inglesa, por meio de um estudo de caso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando o que os estudantes sabem sobre voz passiva. Através das informações coletadas, faça uma breve explicação do que é e como se usa.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em pequenos grupos e distribua uma ficha com um estudo de caso para cada grupo. O estudo de caso pode ser baseado em uma notícia de jornal ou artigo de revista com relatos de alguma situação em que a voz passiva seja evidente. O grupo deverá ler o texto e identificar em quais pontos a voz passiva foi utilizada.

  3. Etapa 3 - Template de infográfico

    Cada grupo deverá criar um template de infográfico, contendo lacunas a serem preenchidas. O objetivo é que o infográfico sirva como um material de apoio aos estudos realizados pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do template

    Os estudantes deverão preencher as lacunas do template com os trechos do estudo de caso que contemplam a voz passiva.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Depois que todos os grupos tiverem terminado seus templates, cada grupo deverá apresentar aos demais sua criação e abrir a discussão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Correção e ajustes finais

    Após a apresentação, o grupo deverá revisar as lacunas preenchidas, corrigindo possíveis erros ortográficos e gramaticais.

  7. Etapa 7 - Publicação final

    Finalmente, cada grupo deve "publicar" seu infográfico, que pode ser afixado nas paredes da sala de aula ou em um mural da escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
  • Compreensão da voz passiva e sua utilização em diferentes situações.
  • Desenvolvimento da criatividade e do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos trechos com voz passiva no estudo de caso.
  • Preenchimento correto das lacunas no template de infográfico.
  • Capacidade de apresentação e discussão do tema em grupo.

Ações do professor

  • Preparação adequada do estudo de caso e dos templates de infográfico.
  • Orientação aos estudantes durante a realização da atividade.
  • Correção e feedback individual e em grupo.

Ações do aluno

  • Leitura atenta do estudo de caso e identificação correta dos trechos com voz passiva.
  • Criação do template de infográfico e preenchimento das lacunas.
  • Apresentação e discussão do tema em grupo, bem como feedback construtivo aos colegas.