Aula sobre Passive Voice Voz Passiva

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A voz passiva é um dos temas mais importantes do ensino de inglês. A fim de tornar as aulas sobre o assunto mais divertidas e envolventes, este material será pautado na metodologia Rotação por Estações. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o conceito de voz passiva e sua aplicação em situações cotidianas.Divida a turma em grupos e explique o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Estações

    Separe a sala em estações e explique aos estudantes como funciona o modelo de Rotação por Estações e o que é esperado deles durante a atividade. Explique o tempo que cada grupo terá em cada estação.

  3. Etapa 3 - Grupos

    Divida os estudantes em 4 grupos e direcione cada equipe a uma estação para poderem iniciar as atividades.

  4. Etapa 4 - Rotação por Estações

    Estação 1:

    Nesta estação, estará disponibilizado alguns exemplos de voz passiva. Os alunos deverão analisar similaridades e realizar anotações sobre o que percebem de comum.

    Estação 2:

    Nesta estação, disponibilize materiais que diferencie a voz ativa da voz passiva para que os estudantes possam estudar. Incentive-os a anotarem suas descobertas e informações mais importantes.

    Estação 3:

    Nesta estação, disponibilize as regras gramaticais e estrutura do uso da voz passiva para que os estudantes compreendam seu uso. Forneça recortes de frases em formato de quebra cabeça para que os estudantes possam montar a estrutura correta das frases fornecidas.

    Estação 4:

    Nesta estação, oriente os alunos a escreverem um texto em papel utilizando a voz passiva.


  5. Etapa 5 - Revisão

    Após a passarem por todas as estações, peça que os estudantes revisem o texto criado na estação 4 com os conhecimentos que foram adquirindo ao longo da atividade. O grupo que finalizou a rotação nesta estação, também deve reler e reavaliar o texto criado.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua produção final para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie as produções finais dos grupos e forneça feedbacks.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconstrução textual com cortes, acréscimos, reformulações e correções.
  • Fomentar a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Melhorar a compreensão dos alunos sobre a voz passiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Qualidade das produções finais.
  • Utilização correta da voz passiva.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar o objetivo da atividade.
  • Disponibilizar os materiais necessários.
  • Criar estações para cada grupo, com materiais de pesquisa sobre o tema.
  • Acompanhar o progresso dos alunos e tirar dúvidas.
  • Avaliar as produções finais dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe para criar um texto em voz passiva.
  • Editar e revisar o texto até aprimorar sua qualidade.
  • Apresentar sua produção final para a turma.