Aula sobre Passive Voice Voz Passiva
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Ela é usada para descrever uma ação realizada pelo objeto da frase, em vez do sujeito.
Por exemplo: em vez de dizer "Eu fiz o bolo", podemos dizer "O bolo foi feito por mim".
A voz passiva é comum em textos escritos e falados em Inglês, e é importante que os alunos entendam como usá-la corretamente.
Nesta atividade, os alunos usarão a metodologia da Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será usado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Vídeo (antes do dia da atividade)
Os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre a voz passiva em Inglês.Professor, forneça previamente o link do vídeo e oriente os alunos a fazerem anotações sobre o que aprenderam.
Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)
Em sala, apresente o tema e explicar o que é a voz passiva em Inglês.Retome as informações do vídeo com a turma e incentive os alunos a fazerem anotações e tirar dúvidas.
Etapa 3 - Exemplos
Dê exemplos de frases na voz passiva em Inglês e peça aos alunos que os identifiquem.Os alunos também devem criar suas próprias frases na voz passiva.
Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Agora, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e o tema, dando sugestões de melhorias, pontos positivos e negativos, e como aplicar o que aprenderam em situações reais.
Etapa 5 - Fechamento e Conclusão
Os alunos devem discutir coletivamente as suas avaliações e sugestões de melhorias para a atividade.Incentive a participação de todos os alunos, resuma os principais pontos abordados e responda a quaisquer dúvidas finais dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o pensamento crítico dos alunos por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a autonomia dos alunos na aprendizagem, por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em identificar e criar frases na voz passiva em Inglês.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Fazer anotações durante a atividade.
- Criar frases na voz passiva em Inglês.
- Participar ativamente da discussão em grupo.