Aula sobre Passive Voice Voz Passiva

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A voz passiva é um tema importante no estudo da gramática em Inglês.

Ela é usada para descrever uma ação realizada pelo objeto da frase, em vez do sujeito.

Por exemplo: em vez de dizer "Eu fiz o bolo", podemos dizer "O bolo foi feito por mim".

A voz passiva é comum em textos escritos e falados em Inglês, e é importante que os alunos entendam como usá-la corretamente.

Nesta atividade, os alunos usarão a metodologia da Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será usado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Vídeo (antes do dia da atividade)

    Os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre a voz passiva em Inglês.

    Professor, forneça previamente o link do vídeo e oriente os alunos a fazerem anotações sobre o que aprenderam.


  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Em sala, apresente o tema e explicar o que é a voz passiva em Inglês.

    Retome as informações do vídeo com a turma e incentive os alunos a fazerem anotações e tirar dúvidas.


  3. Etapa 3 - Exemplos

    Dê exemplos de frases na voz passiva em Inglês e peça aos alunos que os identifiquem.

    Os alunos também devem criar suas próprias frases na voz passiva.


  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Agora, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".

    O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e o tema, dando sugestões de melhorias, pontos positivos e negativos, e como aplicar o que aprenderam em situações reais.


  5. Etapa 5 - Fechamento e Conclusão

    Os alunos devem discutir coletivamente as suas avaliações e sugestões de melhorias para a atividade.

    Incentive a participação de todos os alunos, resuma os principais pontos abordados e responda a quaisquer dúvidas finais dos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico dos alunos por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a autonomia dos alunos na aprendizagem, por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em identificar e criar frases na voz passiva em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações durante a atividade.
  • Criar frases na voz passiva em Inglês.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.