Aula sobre Past Participle Participio

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O particípio é uma das formas verbais mais importantes no estudo da gramática da língua inglesa. Ele é usado para formar os tempos verbais perfeito e passado e também é usado em várias outras estruturas gramaticais. Nesta atividade, os alunos vão explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral com base no particípio. Por exemplo, eles vão aprender a usar a estrutura "have/had + particípio" para descrever ações concluídas. Eles também vão aprender a usar frases incompletas e hesitações como recursos linguísticos para se comunicar com mais eficácia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e apresente alguns exemplos práticos do uso do particípio na comunicação oral.

  2. Etapa 2 - Exercícios práticos

    Distribua alguns exercícios práticos que envolvem o uso do particípio em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Divisão das duplas

    Os alunos trabalham em pares para criar um modelo de avaliação por pares, que inclui critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma. Os grupos serão responsáveis por avaliar a apresentação dos demais, usando o modelo criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Discussão em turma

    Conduza uma discussão em turma sobre as avaliações, destacando os pontos positivos e de melhoria de cada apresentação.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma revisão do que foi aprendido na aula e apresenta uma tarefa para os alunos para ser realizada em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.
  • Estimular a colaboração e a troca entre pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e fornecer feedback construtivo para outros grupos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação dos modelos de avaliação.
  • Conduzir a discussão em turma sobre as avaliações feitas pelos grupos.
  • Distribuir exercícios práticos que envolvam o uso do particípio.
  • Fazer a revisão do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em pares na criação dos modelos de avaliação.
  • Avaliar a apresentação dos outros grupos usando o modelo criado anteriormente.
  • Participar da discussão em turma sobre as avaliações.
  • Realizar os exercícios práticos distribuídos pelo professor.
  • Realizar a tarefa proposta pelo professor em casa.