Aula sobre Past Participle Participio

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O particípio é um dos tempos verbais mais utilizados na língua inglesa, sendo fundamental para a formação de frases no passado, presente e futuro. Nesta atividade, será trabalhado o particípio passado dos verbos regulares e irregulares, e como esse tempo verbal pode ser utilizado em situações de interação oral. O objetivo é que os alunos explorem o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações reais de comunicação em inglês, como hesitações, gestos e expressões faciais. Para isso, será aplicada a metodologia Cultura Maker, na qual os alunos criamo um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções para o uso do particípio em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre situações em que eles precisam utilizar o particípio na comunicação em inglês. Em seguida, os alunos fazem uma roda de conversa e expõem suas experiências e dúvidas sobre o assunto. Você pode trazer uma situação hipotética, como uma conversa entre amigos sobre um filme que viram no final de semana, e pedir que os alunos descrevam a experiência com o particípio passado dos verbos relevantes.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Em grupos de 4 alunos, os estudantes discutem situações cotidianas em que é possível utilizar o particípio e criam soluções criativas para a comunicação usando esse tempo verbal. Em seguida, cada grupo escolhe uma situação problemática e cria um diário de bordo com problemas, soluções e alternativas. Exemplo prático: O grupo pode escolher a situação em que um amigo pede para ajudar na cozinha, mas os utensílios estão espalhados e é difícil encontrar o que precisa. O diário de bordo pode conter problemas como a divisão das tarefas ou a falta de organização da cozinha.

  3. Etapa 3 - Construção do diário de bordo

    Os grupos começam a criar o diário de bordo, em papel ou digitalmente, estabelecendo a estrutura de Problema, Solução e Alternativas. Cada grupo deve usar o particípio em sua descrição de forma adequada e contextualizada. Exemplo: Os alunos podem usar frases como "I had already finished the dishes" ou "We had to come up with a solution for the mess in the kitchen" para narrar a situação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresenta seu diário de bordo para a turma, compartilhando o problema, a solução e as alternativas criativas para a situação. Os alunos podem usar recursos visuais, como cartazes, imagens e gráficos para destacar suas ideias. Seguindo o exemplo anterior, os alunos podem representar sua solução por meio de uma receita ou um infográfico mostrando a organização da cozinha.

  5. Etapa 5 - Discussão e feedback

    Depois das apresentações, a turma discute as soluções apresentadas pelos grupos e dá feedback sobre como o uso do particípio contribuiu para a resolução dos problemas. Você também pode usar essa etapa para explorar as regras e as exceções do particípio com a turma e fazer algumas correções. Destaque o uso do particípio em diferentes verbos, como "eat/ate/eaten", "go/went/gone", "see/saw/seen" e comentar como esses verbos são usados em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar corretamente o particípio passado dos verbos regulares e irregulares em situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na busca por soluções para problemas comuns.
  • Promover a expressão oral dos alunos em inglês, enfatizando o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos adequados.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do particípio passado dos verbos regulares e irregulares em contexto.
  • Originalidade e criatividade na criação de soluções para as situações apresentadas.
  • Participação efetiva na roda de conversa, na construção do diário de bordo e na discussão em grupo.
  • Clareza e fluência na apresentação do diário de bordo.
  • Aprendizado efetivo das regras e exceções do particípio passado.

Ações do professor

  • Orientar e mediar a construção do diário de bordo, auxiliando os alunos em dúvidas ou dificuldades.
  • Incentivar a troca de ideias entre os grupos, curiosidade e a reflexão sobre o uso correto do particípio em contexto.
  • Estimular a criatividade dos alunos e valorizar suas soluções, destacando seu potencial de resolver problemas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa e compartilhar suas experiências com o uso do particípio.
  • Trabalhar em grupo com colaboração e comunicação adequada em inglês.
  • Ser criativo na busca de soluções para o problema apresentado, utilizando o particípio de forma correta e contextualizada.
  • Apresentar o diário de bordo com clareza e fluência em inglês.
  • Participar da discussão em grupo, trocando feedbacks construtivos e colaborando na revisão e melhoria das soluções apresentadas.