Aula sobre Past Participle Participio
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O particípio é uma das formas verbais mais importantes da língua inglesa. É usado em tempos verbais compostos como o present perfect e o past perfect e também pode ser usado como um adjetivo para descrever pessoas, objetos e lugares. É importante que os alunos tenham uma compreensão clara do particípio e como ele é usado na fala e na escrita. Nesta atividade, os alunos vão explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral, usando o particípio como base.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos preenchem um modelo de registro de aprendizagem que contenha os campos de Check-in e Check-out. Eles são convidados a compartilhar como se sentem em relação a aprender o particípio. Você também pode pedir que os alunos compartilhem exemplos de onde eles viram o particípio sendo usado no cotidiano.Etapa 2 - Apresentação
Apresente uma breve explicação sobre o particípio, mostrando como é formado e usado em tempos verbais compostos. Em seguida, mostre aos alunos exemplos de como o particípio é usado em frases e orações. Os alunos podem tomar notas ou copiar exemplos em seus cadernos.Etapa 3 - Prática em pares
Os alunos se dividem em pares e escrevem frases com o particípio, usando verbos regulares e irregulares. Eles devem usar diferentes tempos verbais e tentar variar o uso do particípio em cada frase. Os alunos são encorajados a usar gestos e expressões faciais para ajudar a transmitir o significado de suas frases.Etapa 4 - Check-out
Os alunos preenchem o campo de Check-out no modelo de registro de aprendizagem, compartilhando o que aprenderam sobre o particípio e como se sentem agora em relação ao tema. Você pode perguntar se alguém gostaria de compartilhar suas frases para a classe.Etapa 5 - Tarefa de casa
Se achar necessário, pode designar uma tarefa de casa para a próxima aula, pedindo aos alunos que escrevam uma pequena história usando o particípio em diferentes tempos verbais.Etapa 6 - Feedback individual
Ofereça feedback individual para cada aluno sobre suas frases na etapa 3, fornecendo sugestões sobre como melhorar sua gramática e uso do particípio.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e compreender o uso do particípio na linguagem falada e escrita.
- Incentivar a criatividade dos alunos na produção de frases com o particípio.
- Aprimorar a habilidade dos alunos em usar gestos e expressões faciais para ajudar a comunicar o significado em situações de interação oral.
Critérios de avaliação
- Os alunos conseguem demonstrar compreensão do particípio e seu uso em diferentes tempos verbais.
- Os alunos são capazes de produzir frases com o particípio de forma correta e variada.
- Os alunos são capazes de usar gestos e expressões faciais para ajudar a comunicar o significado de suas frases.
Ações do professor
- Preparar apresentação clara e concisa sobre o particípio.
- Facilitar a prática em pares e oferecer feedback individual.
- Estimular a criatividade dos alunos e incentivar a participação ativa.
Ações do aluno
- Participar do Check-in e do Check-out no template de registro de aprendizagem.
- Produzir frases com o particípio de forma correta e variada.
- Usar gestos e expressões faciais para ajudar a comunicar o significado de suas frases.