Aula sobre Past Participle Participio

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O "Past Participle" é uma das formas verbais em inglês que pode ser um pouco mais complexa para os alunos. É um tempo verbal utilizado em diversas situações, como na criação de frases no passado, para expressar ações que já foram realizadas, por exemplo. Para contextualizar o assunto, você pode trazer exemplos de músicas, filmes, notícias ou até mesmo situações do cotidiano dos estudantes que utilizem o "Past Participle" para tornar o conteúdo mais próximo deles. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos vão criar um jogo de tabuleiro para explorar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do dia: "Past Participle" e suas aplicações na língua inglesa. Serão compartilhados exemplos de como o "Past Participle" é usado em frases no passado e em situações cotidianas. Explique como o jogo de tabuleiro será utilizado para explorar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e terão a missão de criar um jogo de tabuleiro com o tema "Past Participle". Eles devem criar o formato do tabuleiro, as perguntas, as ações e as cartas que vão guiar o jogo. Forneça materiais como cartolina, lápis de cor e tesoura para os alunos.

  3. Etapa 3 - Montagem do jogo

    Após a criação do jogo, os grupos terão que montar o tabuleiro, os pinos e as cartas. Oriente os grupos a organizarem as ideias e a criarem um jogo que expresse o tema de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Com os jogos montados, os grupos vão jogar entre si. Cada grupo terá que explicar as regras do seu jogo e acompanhar a evolução dos demais grupos. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e como eles aplicaram o "Past Participle" nas perguntas e cartas do jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Na última etapa, os alunos vão discutir sobre o aprendizado que tiveram com o jogo. Oriente a discussão e incentive a participação de todos para poderem compartilhar suas experiências com a gamificação do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e o senso de colaboração dos alunos na criação do jogo com o tema "Past Participle";
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa utilizando a metodologia ativa Gamificação;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Compreensão do tema "Past Participle" nas perguntas e cartas elaboradas para o jogo;
  • Participação e colaboração dos alunos na criação e desenvolvimento do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema "Past Participle" de maneira clara e objetiva;
  • Orientar os grupos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Mediar o jogo e avaliar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro com o tema "Past Participle";
  • Montar o jogo e explicar as regras para os demais grupos;
  • Participar ativamente do jogo e da discussão final.