Aula sobre Past Participle Participio
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, abordaremos o tema "Past Participle (Particípio)" em inglês. O particípio é uma das três formas verbais em inglês e pode ser utilizado para formar o tempo verbal "Present Perfect" e "Past Perfect", além de ser utilizado em outras formas verbais. É importante que os alunos saibam como utilizar o particípio corretamente para poderem se comunicar de forma mais eficiente em inglês. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades diferentes sobre o tema. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e participativa aos estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e sua importância em situações cotidianas e na comunicação em inglês nas quais o particípio é utilizado, como em uma conversa sobre experiências de viagem, por exemplo: "I have visited Paris", "He has seen the Eiffel Tower", "They have eaten croissants." Você também pode destacar a importância do particípio na compreensão de textos em inglês, já que é uma forma verbal frequentemente utilizada. Além disso, explique a metodologia de Rotação por Estações e os objetivos da atividade.Estação 1 - Jogo de memória
Na primeira estação, os alunos vão jogar um jogo de memória em que terão que combinar o particípio com o verbo correto. Serão utilizados cartões com verbos e particípios que os alunos devem associar corretamente. Você pode fazer uma demonstração antes de os alunos começarem a jogar. Exemplo: "to eat" - "eaten"
Etapa 2 - Estação 2 - Role-playing game
Na segunda estação, os alunos vão se dividir em duplas e realizar uma atividade de Role-playing game. Em uma situação hipotética, um aluno fará o papel de um turista e outro fará o papel de um guia turístico. Os alunos devem usar exemplos de particípio em suas falas.Exemplo de diálogo:
Tourist: Have you ever been to the Statue of Liberty?
Tour guide: Yes, I have visited it many times and it is always breathtaking.
Etapa 3 - Estação 3 - Vídeo com legenda
Na terceira estação, os alunos assistem a um vídeo com legenda em inglês em que o particípio é utilizado. Você pode escolher um vídeo relacionado com o tema e com o contexto cultural dos alunos, como um vídeo sobre esportes ou música. Os alunos devem prestar atenção nas frases em particípio e identificá-las no vídeo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Na última estação, os alunos vão se reunir em grupos para discutir como o particípio é utilizado na língua inglesa, além de compartilhar suas próprias experiências e exemplos de situações em que utilizaram o particípio. Supervisione a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Encerramento
Encerrar a aula relembrando os objetivos da atividade e esclarecendo possíveis dúvidas que os alunos possam ter tido durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Enfatizar a importância do particípio para a comunicação em inglês.
- Proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e participativa aos estudantes.
- Estimular a criatividade dos alunos em situações de interação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Uso correto do particípio em situações de interação oral.
- Realização correta das atividades propostas nas estações.
- Compreensão e identificação do particípio em um contexto cultural.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Proporcionar momentos de prática oral para os alunos.
- Estabelecer um clima agradável e participativo em sala de aula.
- Incentivar a criatividade dos alunos durante a atividade em grupo.
- Acompanhar o desenvolvimento dos alunos em cada uma das estações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar corretamente o particípio em situações de interação oral.
- Demonstrar criatividade nas atividades em grupo.
- Identificar o particípio em um contexto cultural.
- Respeitar as regras da metodologia de Rotação por Estações.