Aula sobre Past Participle Participio

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral. O tema a ser trabalhado é "Particípio Passado". Essa é uma forma verbal que pode ser encontrada em diversas situações no cotidiano, como em conversas informais, em livros, em músicas, em filmes e em outras fontes de informações. Ele é usado para indicar uma ação que já foi concluída no passado ou para formar tempos verbais compostos, como o Present Perfect. Para trabalhar esse tema, será aplicada a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes serão encorajados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o particípio passado, seus usos e exemplos práticos. Em seguida, os alunos devem fazer perguntas sobre o tema e registrar em um caderno de anotações.

  2. Etapa 2 - Estudo Dirigido

    Os alunos devem pesquisar sobre o Particípio Passado em fontes diversas, como livros, vídeos, músicas, entre outros. Forneça dicas sobre fontes confiáveis. Cada aluno deve fazer uma lista de verbos irregulares que sejam importantes para ele.

  3. Etapa 3 - Preparação do Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e devem listar exemplos de situações cotidianas em que o Particípio Passado é utilizado. Cada grupo deve apresentar um exemplo e discutir como o Particípio Passado é usado naquela situação.

  4. Etapa 4 - Exercício prático

    Os alunos devem criar um diálogo que utilize o Particípio Passado. Cada grupo deve apresentar seu diálogo para a classe e explicar os recursos linguísticos e paralinguísticos que foram usados para tornar a conversa mais natural.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem se reunir e discutir como as Dinâmicas dos 3 Qs podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos em atividades práticas e em avaliações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma avaliação da aula e da dinâmica realizada, verificando se os alunos se apropriaram do tema e como ele pode ser aplicado em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar e identificar fontes confiáveis sobre o tema
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Fortalecer a capacidade dos alunos de criar e desenvolver ideias por meio da Dinâmica dos 3 Qs

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula
  • Elaboração do diálogo prático utilizando o Particípio Passado
  • Criação da Dinâmica dos 3 Qs, considerando os aspectos avaliados na aula
  • Demonstração da compreensão do tema em situações práticas

Ações do professor

  • Apresentar claramente o tema e sua relevância para os alunos
  • Estimular a pesquisa e a identificação de fontes confiáveis
  • Encorajar a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Verificar o progresso e a compreensão dos alunos durante a aula
  • Avaliar criticamente a aula e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula
  • Pesquisar e identificar fontes confiáveis sobre o tema
  • Criar diálogo prático utilizando o Particípio Passado
  • Desenvolver a Dinâmica dos 3 Qs considerando os aspectos avaliados na aula
  • Demonstrar a compreensão do tema em situações práticas.