Aula sobre Past Participle Participio
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral. O tema a ser trabalhado é "Particípio Passado". Essa é uma forma verbal que pode ser encontrada em diversas situações no cotidiano, como em conversas informais, em livros, em músicas, em filmes e em outras fontes de informações. Ele é usado para indicar uma ação que já foi concluída no passado ou para formar tempos verbais compostos, como o Present Perfect. Para trabalhar esse tema, será aplicada a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes serão encorajados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o particípio passado, seus usos e exemplos práticos. Em seguida, os alunos devem fazer perguntas sobre o tema e registrar em um caderno de anotações.Etapa 2 - Estudo Dirigido
Os alunos devem pesquisar sobre o Particípio Passado em fontes diversas, como livros, vídeos, músicas, entre outros. Forneça dicas sobre fontes confiáveis. Cada aluno deve fazer uma lista de verbos irregulares que sejam importantes para ele.Etapa 3 - Preparação do Grupo
Os alunos serão divididos em grupos de quatro e devem listar exemplos de situações cotidianas em que o Particípio Passado é utilizado. Cada grupo deve apresentar um exemplo e discutir como o Particípio Passado é usado naquela situação.Etapa 4 - Exercício prático
Os alunos devem criar um diálogo que utilize o Particípio Passado. Cada grupo deve apresentar seu diálogo para a classe e explicar os recursos linguísticos e paralinguísticos que foram usados para tornar a conversa mais natural.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem se reunir e discutir como as Dinâmicas dos 3 Qs podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos em atividades práticas e em avaliações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma avaliação da aula e da dinâmica realizada, verificando se os alunos se apropriaram do tema e como ele pode ser aplicado em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral
- Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar e identificar fontes confiáveis sobre o tema
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
- Fortalecer a capacidade dos alunos de criar e desenvolver ideias por meio da Dinâmica dos 3 Qs
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da aula
- Elaboração do diálogo prático utilizando o Particípio Passado
- Criação da Dinâmica dos 3 Qs, considerando os aspectos avaliados na aula
- Demonstração da compreensão do tema em situações práticas
Ações do professor
- Apresentar claramente o tema e sua relevância para os alunos
- Estimular a pesquisa e a identificação de fontes confiáveis
- Encorajar a criatividade e a colaboração entre os alunos
- Verificar o progresso e a compreensão dos alunos durante a aula
- Avaliar criticamente a aula e fornecer feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula
- Pesquisar e identificar fontes confiáveis sobre o tema
- Criar diálogo prático utilizando o Particípio Passado
- Desenvolver a Dinâmica dos 3 Qs considerando os aspectos avaliados na aula
- Demonstrar a compreensão do tema em situações práticas.